Filme: Emma (1996) - Dicas de Filmes Pela Scheila

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Filme: Emma (1996)

"Emma" é uma comédia romântica leve, fofa e agradável de assistir. Escrito e dirigido por Douglas McGrath, esse filme britânico é baseado na obra homônima de Jane Austen, publicada em 1815. O filme foi lançado em 1996.

A história se passa no final do século XIX. Emma Woodhouse (Gwyneth Paltrow) é uma linda jovem, oriunda de uma família de grandes posses e adorada por todos.

Ela mora na cidade de Highbury, no interior da Inglaterra, desfruta de uma vida tranquila, mas quando sua amiga e confidente Mrs. Taylor (Greta Scachi) anuncia seu casamento com o vizinho Mr. Weston (James Cosmo), Emma sente um enorme vazio em sua vida e um dilema a atormenta: como ajudar as pessoas ao seu redor a terem uma vida perfeita como a dela.

Então Emma decide dar conselhos amorosos para as amigas, principalmente para a desajeitada Hariot (Toni Colette), no entanto, Emma é uma mulher que nunca se apaixonou. Sempre prestigiada por todas as classes sociais, ela ainda conta com a amizade incondicional do bonitão Mr. Knightley (Jeremy Northam).

Entretanto, Emma é desajeitada como casamenteira, ela arruma um pretendente para sua amiga Hariot, trata-se do reverendo da igreja, o Mr Elton (Alan Cumming), mas o rapaz declara estar apaixonado por Emma e não por sua amiga, óbvio que o caráter de Emma a faz dizer imediatamente não ao rapaz, que fica chateado.

Esse é apenas um dos graves erros que Emma comete durante a sua "profissão de casamenteira", mesmo recebendo diversas advertências de seu amigo Knightley. Com a chegada de Fhank Churchil (Ewan McGregor) na cidade, Emma tenta relacionar-se com o rapaz, pois ela acredita que ambos formam um lindo casal.

Para sua decepção, Frank estava se relacionando secretamente com a sobrinha órfã da falante Miss Bates (Sophie Thompson), uma solteirona muito divertida. E, entre encontros e desencontros, a história vai se desenrolando e Emma se descobre estar loucamente apaixonada por quem ela menos esperava.
Emma (1996)
Gwyneth Paltrow e Jeremy Northam em cena no filme "Emma"

Um romance contagiante de Jane Austen


Um filme para se tornar inesquecível precisa ter um roteiro bem escrito, bem executado e com atuações decentes. "Emma" tem tudo isso e muito mais, É uma excelente adaptação do romance de Jane Austen. Algo que está se tornando raro nos dias atuais, os livros de época estão sendo descaracterizados e, vão perdendo sua verdadeira essência. 

O filme tem um ótimo elenco, todos entregam performances acima da média, o destaque é para Gwyneth Paltrow, ela está perfeita como Emma, seus trejeitos e sua alegria contagia o espectador. Saímos do filmes com a alma lavada e desejosos de fazer o bem ao próximo. Só por isso já vale a pena assistir esse romance. Mas o filme também é um lembrete do comportamento civilizado, do valor da gentileza, de ser prestativo e ter empatia em um mundo muitas vezes sombrio que vivemos. 

Os cenários foram lindamente elaborados. O requinte e a exuberância da época está presente em cada detalhe. "Emma" é um filme cativante, envolvente e agradabilíssimo de assistir. Como fã das obras de Jane Austen, eu recomendo este filme sem ressalva. 

Duração: 115 minutos

Gênero: Comédia Romântica

Classificação indicativa: 12 anos

País de origem: Estados Unidos da América, Reino Unido

Ano de lançamento: 1996

Minha nota: 9.5/10

O filme é: Divertido; Cativante; Sensacional; Elegante