Emergência (2022): história instigante sobre medos - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, agosto 01, 2022

Emergência (2022): história instigante sobre medos

Emergência é um filme de comédia dramática com toques de suspense do diretor Carey Williams. O roteiro de KD Dávila é uma adaptação de um curta-metragem homônimo produzido por de Williams e Dávila. 

Dicas de Filmes Pela Scheila
RJ Cyler, Donald Elise e Sebastian Chacon em cena no filme "Emergência"

Sinopse - O filme acompanha a noite bastante agitada dos amigos Sean (RJ Cyler) e Kunle (Donald Elise Watkins), universitários que se preparam para uma 'noite lendária' onde eles passarão por sete festas universitárias. Eles querem ser os primeiros negros a completar o passeio. Ao passarem em casa para buscar Carlos (Sebastian Chacon), o terceiro integrante do trio, eles encontram uma garota inconsciente na sala.

Completamente atônitos, eles tentam encontrar uma solução. Sean argumenta que se chamarem a polícia, por serem negros, a cor da pele seria suficiente para levantar suspeitas. Kunle consegue convencer os amigos que a melhor solução é levar a garota para um hospital. Eles descobrem que a garota se chama Emma (Maddie Nichols) e é uma colegial, fato este que os deixa ainda mais assustados.

 Mandy (Sabrina Carpenter), irmã de Emma, sente falta dela e sai para procurá-la. Ela conta com a ajuda de Alice (Madison Thompson) e Rafael (Diego Abraham). Usando um aplicativo que rasteia o celular, Mandy consegue encontrar a localização de Emma. Ela liga para a polícia. Enquanto isso, Sean, Kunle e Carlos tentam levar Emma para o hospital mais próximo, mas alguns empecilhos surgem no caminho e eles acabam parando em uma floresta. 

Ótimo argumento que instiga reflexões

Emergência aborda questões raciais de maneira inteligente. O enredo é realista e impactante. A situação vivida pelos três amigos universitários é dramática, confesso que passei o filme todo temendo pelo destino dos personagens. No fim, entendi as razões por trás de suas ações. 

O humor ácido ajuda a quebrar um pouco a tensão, mas não abranda a sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento. Embora tenha algumas piadas engraçadas que provocam alguns risos, o filme é, tenso na maior parte do tempo. O elenco é empenhado e entrega performances convincentes.

Emergência é um ótimo filme que cumpre aquilo que propõe. O roteiro não é original, mas a mensagem é extremamente válida.  Mostra o quanto o racismo ainda está enraizado na nossa sociedade.

Ficha técnica

Título original: Emergency
Duração: 105 minutos
Gênero: Drama, Comédia, Suspense
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2010