Filme: 4x4 (4x4: Bienvenido a bordo, 2019) - Dicas de Filmes Pela Scheila

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Filme: 4x4 (4x4: Bienvenido a bordo, 2019)

  "4x4: Bienvenido a bordo" é um conto de vingança inspirado em fatos reais. Foi dirigido por Mariano Cohn a partir de um roteiro que ele co-escreveu com Gastón Duprat. Lançado em 2019, esse filme de suspense policial inspirou o remake brasileiro "A Jaula" (2022).

A trama segue Ciro (Peter Lanzani), um jovem aparentemente comum que está andando pelas ruas de Buenos Aires, no entanto, ele não é um rapaz comum, ele é um bandido que assalta carros na região. Um carro estacionado chama sua atenção, ele então invade o veículo para roubar alguns itens. 

Quando tenta sair do carro, Ciro descobre que o veículo está travado. Assustado, ele tenta quebrar os vidros, sem resultado. Então tenta arrancar os painéis da porta, mas acaba cortando o braço. Ciro então vê uma arma, ao atirar no para-brisa a bala ricocheteia e o atinge. 

Ferido, sem bateria no celular e sem água, Ciro entra em desespero. Quando o dia amanhece, ele recebe uma ligação pelo aparelho de som, do outro lado da linha está Enrique (Dady Brieva), médico obstetra e proprietário do automóvel. Ele informa o ladrão dizendo que é impossível sair de dentro do carro sem sua permissão. Começa então um jogo psicológico intenso de gato e rato que levará os dois homens até as últimas consequências.
4x4 (2019)
Peter Lanzani em cena no filme "4x4"

Um conto selvagem de vingança


"4x4" parece, à primeira vista, um filme desinteressante por se passar praticamente todo dentro de um carro. Mas quem der uma chance ao filme verá que é uma montanha-russa de emoções e sensações. O enredo traz uma discussão relevante sobre o cenário atual de nossa sociedade, onde às vezes sentimos vontade de colocar em pratica a lei de talião porque o sistema de justiça muitas vezes parece estar do lado do bandido.

O roteiro é bem escrito e trabalhado, não deixando pontas soltas. O desenvolvimento do conflito até sua resolução chocante foi bem ousado, sendo bastante tenso.  As atuações são ótimas, Peter Lanzani e Dady Brieva estão brilhantes em seus papéis e entregam performances incríveis. 

"4x4" é um filme espetacular que entrou para minha lista particular dos melhores filmes argentinos de todos os tempos. Mas reconheço que não é o tipo de filme que agrada todos os públicos.

Duração: 90 minutos

Gênero: Suspense, Policial

Classificação indicativa: 12 anos

País de origem: Argentina

Ano de lançamento: 2019

Minha nota: 10/10

O filme é: Tenso; Instigante; Reflexivo