Paris, 13º Distrito (2021): sobre relações vazias - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 17, 2022

Paris, 13º Distrito (2021): sobre relações vazias

Paris, 13º Distrito é um filme de comédia romântica do diretor Jacques Audiard. O roteiro escrito por Audiard junto de Léa Mysius e Céline Sciamma é um conto sobre os millennials e suas aspirações. É uma adaptação de três histórias entrelaçadas sobre amor e solidão do artista de quadrinhos americano Adrian Tomine.

Paris, 13º Distrito
Lucie Zhang e Makita Samba em cena no filme "Paris, 13º Distrito"

Sinopse - A primeira história apresenta Émilie Wong (Lucie Zhang), uma atendente de telemarketing que aluga quartos de seu apartamento para aumentar a renda. Camille Germain (Makita Samba), um professor de ensino fundamental é o primeiro a agendar uma entrevista. Uma forte atração surge entre eles e se tornam amantes. Enquanto Émilie se apaixona, Camille quer viver sua liberdade sem compromisso. Desavenças surgem entre eles deixando insustentável a convivência dos dois no mesmo ambiente.

Na segunda história, conhecemos Nora Ligier (Noémie Merlant), uma mulher de trinta e poucos anos que está eufórica por retomar sua faculdade de Direito. Tentando interagir com os colegas, ela vai a uma festa, mas acaba sendo confundida com Amber Sweet (Jehnny Beth), uma famosa garota de programa virtual. Desiludida, Nora desiste do curso e retorna a sua antiga profissão. O destino de Nora e Camille se cruzam.

A última história mostra que o destino desses três personagens se entrelaça. Camille está se preparando para um concurso. Enquanto isso, gerencia o escritório de imobiliária onde Nora trabalha. A relação entre eles é estritamente profissional, mas não demora muito para se tornarem amantes. Embora, Camille ainda continue mantendo contato com Émilie, apesar dos conflitos.

O vazio dos relacionamentos contemporâneos

Paris, 13º Distrito apresenta ao público uma Paris sem o colorido das luzes, uma cidade ofuscada onde millennials tentam encontrar seu lugar no mundo. Os personagens dessa história residem no distrito titular de Paris, conhecido pela densidade populacional e por sua arquitetura mista. 

Esteticamente, Paris, 13º Distrito é muito bonito. O filme é filmado predominantemente em preto e branco monocromático, mas o enredo é desesperançoso. As vidas retratadas no filme são vazias, insípidas e monótonas. Simplesmente vão levando suas vidas, seguindo o fluxo sem uma gota de altruísmo. Émilie usa e abusa de sua família, especialmente de sua avó que sofre de Alzheimer, enquanto Camille usa seu poder de sedução para brincar com os sentimentos das mulheres, ambos são de um mau-caratismo absurdo. Nora é a única que se salva do trio, sua maneira simples de ver o mundo consegue despertar a empatia do público.

Paris, 13º Distrito não é um filme cativante, apesar de ser bem dirigido e atuado. O excesso de nudez às vezes desagrada por soar um tanto vazio, da mesma forma alguns diálogos não fazem sentido. Confesso que terminei de ver o filme um pouco desapontada. O destaque vai para a trilha sonora que é maravilhosa. Sobre o filme, esperava mais, bem mais.

Ficha técnica

Título original: Les Olympiades
Duração: 105 minutos
Gênero: Romance, Drama, Comédia
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: França
Ano de lançamento: 2021