Na Companhia do Medo (2003): suspense psicológico sobrenatural - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, julho 18, 2022

Na Companhia do Medo (2003): suspense psicológico sobrenatural

Na Companhia do Medo é um filme de suspense psicológico sobrenatural escrito por Sebastian Gutierrez e dirigido por Mathieu Kassovitz, que também dirigiu Rios Vermelhos (2000), Missão Babilônia (2008) e A Rebelião (2011).

Na Companhia do Medo
Halle Berry e Penélope Cruz em cena no filme "Na Companhia do Medo"

Sinopse - A trama é centrada na Dra. Miranda Grey (Halle Berry), uma psiquiatra criminal bem sucedida, que trabalha na Penitenciária Woodward, uma instituição feminina para criminosas insanas e é casada com um colega de trabalho, o chefe do asilo psiquiátrico Dr. Douglas (Charles S. Dutton).

Ela está envolvida no caso de uma paciente perturbada, Chloe Sava (Penélope Cruz), que matou seu padrasto e demonstra sinais de loucura afirmando estar possuída por um espírito demoníaco.

Durante uma noite de tempestade, ela está retornando de carro para sua casa, quando é obrigada a pegar um atalho por ter ocorrido um desmoronamento na estrada principal e testemunha um evento misterioso, o surgimento repentino  de uma estranha garota assustada e semi nua no meio de uma ponte, mais tarde identificada como Rachel Parsons (Kathleen MacKey).

A garota é a filha do diretor do presídio, Phil Parsons (Bernard Hill). A partir daí ocorre uma reviravolta em sua vida, com ela acordando três dias depois e internada como paciente na mesma clínica em que trabalha.

Para surpresa de Miranda, ela descobre que seu marido havia sido brutalmente assassinado com golpes de machado, com todas as suspeitas e evidências demonstrando que ela foi a autora do horrendo crime.

Não se lembrando de nada que aconteceu, Miranda recebe o auxílio de seu colega de trabalho, o Dr. Pete Graham (Robert Downey Jr.) e também é investigada pelo xerife Ryan (John Carroll Lynch), amigo pessoal de seu marido assassinado.

Desse momento em diante, Miranda a ter alucinações e experiências assustadoras envolvendo um fantasma vingativo, encontrando relações entre essas visões sobrenaturais e o estranho depoimento de sua antiga paciente Chloe. Ao mesmo tempo em que ela tenta entender o que está acontecendo, a psiquiatra tenta provar sua inocência a todo custo.

Roteiro sem sentido

Na Companhia do Medo é um thriller de mistérios com pitadas de horror. A atmosfera sombria e a fotografia gótica conseguem deixar os nervos à flor da pele. As atuações são boas, especialmente de Halle Berry, ela consegue transmitir no olhar toda a angustia de sua personagem. Entretanto, o filme é prejudicado por um roteiro fraco e confuso. Alguns diálogos totalmente deslocados deixam a história ainda mais complicada de entender.

E, por mais clichê que seja, Na Companhia do Medo não é um filme ruim, tem alguns momentos  tensos o suficiente para provocar calafrios. É uma boa pedida para uma madrugada qualquer.

Ficha técnica

Título original: Gothika
Duração: 98 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Mistério
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2003