A Garota Na Caixa (2016): baseado em fatos reais - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, julho 08, 2022

A Garota Na Caixa (2016): baseado em fatos reais

A Garota Na Caixa é um filme de drama policial do Lifetime, escrito e dirigido por Stephen Kemp, mesmo diretor do filme A Garota do Abrigo (2017). O roteiro é baseado na chocante história real de Colleen Stan, uma garota que ao aceitar uma carona de um casal, acaba presa por longos sete anos dentro de uma caixa.

A Garota Na Caixa
Addison Timlin em cena no filme "A Garota Na Caixa"

Sinopse - A história começa em meados dos anos 70. Colleen Stan (Addison Timlin) é uma jovem de 20 anos de idade que decide viajar de Oregan para a Califórnia para encontrar alguns amigos. Disposta a economizar dinheiro, ela opta por ir de carona. Na estrada, um jovem casal para seu carro, ela aceita a carona, sem imaginar o destino cruel que a esperava.

O casal é Cameron (Zane Holtz) e Janice Hooker (Zelda Williams). No passado, Cameron salvar Janice de ser escrava sexual, desde então ela nutre uma profunda gratidão e é completamente apaixonada por ele. Ambos esquematizam um plano macabro, raptar alguma garota ingênua e transformá-la em escrava. O plano se torna realidade quando Colleen cruza no caminho deles, ela é uma jovem cheia de vida que estava viajando sozinha. 

Cuidado ao confiar em estranhos

Quando me deparei com a chocante história de Colleen Stan, senti calafrios. Não conseguia imaginar como a garota conseguiu sobreviver sete anos trancada em uma caixa. E certa vez vasculhando títulos de filmes do Lifetime descobri que havia o filme, então decidi assistir sem e não me arrependi. A Garota Na Caixa é um filme bem feito, com uma carga emocional bastante alta. 

A história é chocante. Colleen sofreu todo tipo de humilhações e privações. Às vezes ficava mais de 20 horas do dia presa dentro da caixa que ficava no porão da casa dos Hooker. Também é uma história dolorosa. A garota teve várias oportunidades de fugir, o filme aponta isso, relatos da própria Collen mostram isso, mas ela sofre uma lavagem cerebral tão intensa que passou a acreditar que estar em cativeiro era mais seguro para ela e também para sua família. O poder de persuasão dos sequestradores é assustador.

A Garota Na Caixa é um dos melhores filmes do Lifetime sobre histórias reais. Tem algumas falhas, isso é óbvio por se tratar de um filme feito para a TV, mas a escrita é tão convincente que dificilmente os furos do roteiro vão tirar o interesse de assistir até o final. O elenco também merece ser mencionado, o trio de protagonistas entrega performances credíveis. 

Ficha técnica

Título original: Girl in the Box
Duração: 87 minutos
Gênero: Policial, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2016