Na Neblina (2012): impactante drama de guerra - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 31, 2022

Na Neblina (2012): impactante drama de guerra

Na Neblina é um filme de drama de guerra escrito e dirigido por Sergei Loznitsa. O roteiro é uma adaptação do livro homônimo de Vasil Bykaŭ.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Vladimir Svirskiy em cena no filme "Na Neblina"

Sinopse - A trama se passa na fronteira ocidental da União Soviética, em 1942. Essa região está ocupada pelos soldados alemães e ocorre muitas lutas brutais.

Quando um trem repleto de alemães sai dos trilhos, gerando inúmeras mortes, quatro trabalhadores ferroviários são acusados de sabotagem. Três deles são enforcados, exceto Sushenya (Vladimir Svirskiy), liberado pelos líderes nazistas. Sem saber o porquê de sua liberação, este homem passa a viver um calvário, sendo rejeitado pelos amigos e familiares, que o consideram um colaborador do regime inimigo.

Rumores de que Sushenya é um traidor espalham-se rapidamente, e os partisans Burov (Vladislav Abashin) e Voitik (Sergei Kolesov) são enviados para consumar a vingança.  Enquanto os partisans conduzem Sushenya pela floresta, eles acabam sofrendo uma emboscada e um deles é ferido. 

Nesse local onde as linhas entre traição e heroísmo desaparecem completamente, Sushenya vê-se então obrigado a tomar uma opção moral, em circunstâncias totalmente imorais.

O filme se desenvolve de maneira simples, em praticamente um único cenário: uma floresta densa e encoberta por uma forte neblina e, aos poucos, o espectador vai recebendo as informações para completar o quebra-cabeça e entender esse conto moral que se passa durante a Segunda Guerra Mundial.

Comovente drama de guerra

Na Neblina é um belo filme antibélico que retrata os horrores da Segunda Guerra Mundial. Ainda que tenha poucos diálogos, o filme consegue transportar o espectador para dentro do cenário de guerra. E sem dúvida é um filme marcante, as cenas feitas no intenso nevoeiro são perfeitas, impossível não se emocionar.

É um filme denso e com um fotografia belíssima, mas o seu contexto não se desvenda facilmente. É uma obra que exige muita atenção e obriga o espectador a ter uma participação ativa durante todo o decorrer da história. O discurso de Shushenya ao lado de Burov é uma das cenas mais profundas que já assisti, nesse momento entendemos o código de ética do personagem.

Ficha técnica

Título original: V Tumane
Duração: 127 minutos
Gênero: Guerra, Drama, Histórico
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Países Baixos, Rússia, Letônia, Alemanha, Bielorrússia
Ano de lançamento: 2012