A Espinha do Diabo (2001): uma fascinante história de fantasmas - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 31, 2022

A Espinha do Diabo (2001): uma fascinante história de fantasmas

A Espinha do Diabo é um filme espanhol do cineasta mexicano Guillermo Del Toro, mesmo diretor dos sucessos A Forma da Água (2017), A Colina Escarlate (2015) e O Labirinto do Fauno. Foi escrito pelo cineasta em parceria com Antonio Trashorras, o filme também contou com a produção executiva de Pedro Almodóvar

A Espinha do Diabo
Junio Valverde em cena no filme "A Espinha do Diabo"

Sinopse - A trama é contada do ponto de vista de um garoto, Carlos (Fernando Tielve), órfão cujo pai acabara de morrer na Guerra Civil Espanhola (que aconteceu entre as décadas de 30 e 40). Sem saber disso, o menino é deixado num orfanato em meio ao deserto da Espanha.

O orfanato é habitado por crianças cujos pais morreram na guerra, e apenas quatro adultos: a diretora mal-humorada é Carmem (Marisa Paredes), ela usa uma prótese em uma das pernas, o poeta Sr. Casares  (Federico Luppi), professor de ciência e médico nas horas vagas, ele também é apaixonado por Carmem.

Também cuidam do local Jacinto (Eduardo Noriega), o ex-órfão que serve de segurança e sua noiva Conchita (Irene Visedo), uma jovem cozinheira.

Carlos fica amigo de alguns meninos do orfanato por trazer na mala revistas em quadrinhos. Isso causa ciúmes e birra em Jaime (Iñigo Garcés). No entanto, o garoto passa a ser assombrado por uma presença macabra, uma criança descorada, vertendo sangue pela testa, envolto em bolhas de água e que tenta emitir um aviso.

Esse fantasma é Santi (Junio Valverde), que foi assassinado minutos antes da queda de uma bomba no pátio do orfanato. Ela não explodiu com a queda, porém emite sons estranhos. Essa bomba é apenas o simbolismo de algo tenebroso que se esconde por trás da aparente tranquilidade do orfanato. Algo que está prestes a estourar.

Excelente exemplar do horror psicológico

A Espinha do Diabo é um ótimo filme que mescla terror, drama, guerra e suspense. Os silêncios em determinados momentos e as revelações finais mexem com as emoções do espectador. Já as sequências noturnas protagonizadas por Carlos nos corredores vazios do orfanato são horripilantes, um misto de pavor e curiosidade.

A fotografia deste filme é incomparavelmente bela, enriquecida pelo contraste entre a luz de cor esverdeada que infunde o orfanato durante a noite e o brilho laranja e seco do dia, um contraste de tons espelhados pela história com fundo sobrenatural, produzindo resultados magníficos. A trilha sonora também merece destaque, se encaixa perfeitamente em cada cena.

Falando em sobrenatural, não poderia deixar de destacar os efeitos especiais na construção do fantasma, as aparições de Santi são inquietantes. O garoto fantasma é visto subaquático mesmo estando em pé, as ondas flutuantes misturado ao sangue que jorra da testa dele é impressionante. Sem dúvida, A Espinha do Diabo é um excelente exemplar do horror psicológico, causa arrepios e emoções na mesma proporção. 

"O que é um fantasma? Uma tragédia condenada a se repetir eternamente? Um momento de dor, talvez. Algo morto que parece ainda viver. Uma emoção parada no tempo. Como uma fotografia borrada. Como um inseto preso em âmbar?"

Ficha técnica

Título original: El Espinazo del Diablo
Duração: 84 minutos
Gênero: Terror, Drama, Fantasia
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Espanha
Ano de lançamento: 2001