Borderline - Além dos Limites (2008): sobre o transtorno mental - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, julho 18, 2022

Borderline - Além dos Limites (2008): sobre o transtorno mental

Borderline é um excelente filme que relata a história de uma mulher que apresenta o Transtorno de Personalidade Borderline. Foi dirigido e roteirizado por Lyne Charlebois. É uma adaptação dos romances Borderline e La Brèche da escritora canadense Marie-Sissi Labrèche.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Sylvie Drapeau e Laurence Carbonneau em cena no filme "Borderline - Além dos Limites"

Sinopse - A história gira em torno de  Kiki (Isabelle Blais), e é mostrada em diferentes fases de sua vida. Após sua mãe ser internada em uma clínica psiquiátrica, Kiki fica sob os cuidados da avó. Sua vida antes dos 30 anos é deprimente e está muito longe de ser um conto de fadas. Sexo e bebidas alcoólicas se tornam o seu principal refúgio. Kiki só atrai para si relacionamentos destrutivos. 

Vivendo além do limite

Borderline - Além dos Limites mostra que todo o excesso colocado em algo apresenta uma falta de afeto no passado. A protagonista ama além dos limites, se entrega além dos limites e a consequência é dor e sofrimento. Toda a história de Kiki é mostrada em flashbacks, é necessário prestar bastante atenção, mas não é um filme confuso.

Nota-se que o maior medo de Kiki é da rejeição, no entanto, no momento em que aparece um homem disposto a amá-la, a garota se perde dentro das suas incertezas e foge rapidamente. Apesar de sua família ser nada normal, ela é uma mulher inteligente, escreve perfeitamente bem e o seu fiel companheiro é um cão, que está presente em todos os momentos importantes. Se ela buscasse ajuda profissional para tratar seus traumas, certamente teria uma vida tranquila, na medida do possível.

O filme é uma análise do comportamento humano, mostra que o sofrimento é constante na vida das pessoas que sofrem com o transtorno e a incapacidade de compreender seus próprios pensamentos e sentimentos. Borderline - Além dos Limites um filme intenso sobre alguém que vive além do limite, no excesso, sem fronteiras. É um filme de intensidades.

Ficha técnica

Título original: Borderline
Duração: 110 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Canadá
Ano de lançamento: 2008