9 ½ Semanas de Amor (1986): jogos psicológicos destrutivos - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, julho 18, 2022

9 ½ Semanas de Amor (1986): jogos psicológicos destrutivos

9 ½ Semanas de Amor é um filme de drama erótico do diretor Adrian Lyne que foi censurado na época do lançamento devido cenas polêmicas de sexo. O roteiro de Sarah Kernochan, Zalman King e Patricia Louisanna Knop foi baseado no livro de drama/erótico da escritora Elizabeth McNill.

9 ½ Semanas de Amor
Kim Basinger e Mickey Rourke em cena no filme "9 ½ Semanas de Amor"

Sinopse - Na trama, acompanhamos o envolvimento da bela divulgadora de artes Elizabeth (Kim Basinger) com o charmoso John (Mickey Rourke), um executivo da Wall Street. Ela se apaixona loucamente por ele e acaba cedendo as mais picantes fantasias do parceiro, algumas até humilhantes, em um jogo de persuasão, sedução e desejo.

A intensidade da paixão entre o casal cresce na mesma proporção que os excessos de John, isso faz com que Elizabeth perceba que havia chegado o momento de dar um basta nessa relação. Após sofrer com a dependência psicológica relacionada ao seu parceiro, Elizabeth consegue arrumar forças e acabar com o relacionamento que só estava fazendo mal a ela. Mas John não está disposto a perdê-la.

Um relacionamento baseado em posse e dependência

O filme tem uma premissa simples, mas envolvente e a química entre os protagonistas transformam 9 ½ Semanas de Amor em um filme inesquecível. A trilha sonora é simplesmente impecável, canções marcantes como "You Can Leave Your Hat On" de Joe Cocker, "Slave to Love" Bryan Ferry e "This City Never Sleeps" de Eurythmics, entre tantas outras.

Outro ponto positivo de 9 ½ Semanas de Amor é a humanização dos personagens. O filme nos permite estudar as alterações provocadas em suas mentes através dos jogos sexuais que eles se envolvem. Muito acertado por parte do diretor, que soube separar perfeitamente a relação vivida entre quatro paredes, da personalidade humana deles, algo mais importante e infinitamente valioso. 

9 ½ Semanas de Amor também serve para refletir até que ponto vale a pena manter uma relação baseada em joguinhos de sedução. Na maioria das vezes, estar ao lado de alguém persuasivo acaba se tornando uma tortura psicológica, levando a pessoa a cometer atos humilhantes em nome de um amor doentio, que significa, na maioria das vezes, sentimento de posse de um lado e dependência do outro.

Ficha técnica

Título original: Nine 1/2 weeks
Duração: 117 minuto
Gênero: Romance, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1986