A Avó (2021): sobre o aterrorizante medo de envelhecer - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, junho 08, 2022

A Avó (2021): sobre o aterrorizante medo de envelhecer

A Avó é um ótimo filme de terror psicológico do diretor Paco Plaza. O roteiro escrito por Carlos Vermut apresenta um forte mistério que ronda uma pequena família.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Almudena Amor em cena no filme "La Abuela"

Sinopse - O filme começa ambientado em Paris, cidade onde Susana (Almudena Amor) busca se destacar como modelo. Pouco antes de uma grande campanha publicitária, a modelo precisa retornar a Madri, para cuidar da avó Pilar (Vera Valdez), que acabou de sofrer um AVC. A avó é a única parente viva que Suzana tem e ela nutre um carinho enorme por Pilar que tornou-se a mãe substituta cuidando dela desde sua infância quando perdeu os pais em um acidente fatal.

Ao visitar Pilar, Suzana encontra a avó bem debilitada, além de estar muito magra, a idosa não fala e não reconhece ninguém. Diante disso, ela alonga sua estadia em Madri para poder acompanhar o tratamento de Pilar.

No entanto, Suzana começa a observar coisas estranhas. Sua avó perambula a noite pelo apartamento, ri sozinha e tem acessos de violência, como se estivesse vendo uma presença no local. Conforme os dias passam, uma sensação sinistra toma conta do lugar. Suzana tenta sair da cidade, mas algo a prende ali e ela pensa que está enlouquecendo.

Quando a velhice assusta mais que a morte

Assistir A Avó foi uma experiência assombrosa que superou todas as minhas expectativas. O filme apresenta uma atmosfera sinistra, carregada de tensão e calafrios misturada a situações assustadoras envolvendo eventos sobrenaturais horripilantes. A fotografia exuberante ajuda a criar um clima de mistério e suspense.

O enredo denso e familiar ao mesmo tempo, cria uma sensação de incômodo que permanece durante todo o filme. O medo de envelhecer tão inerente em algumas pessoas foi muito bem explorado.

O elenco é pequeno, mas as atrizes entregam performances excepcionais. A atuação de Vera Valdez como uma idosa acamada que tem rompantes violentos é de arrepiar (ela é brasileira). Almudena Amor na pele da promissora modelo que sucumbe a loucura e paranoia também merece aplausos. 

Por ser filmado quase todo dentro de um apartamento escuro, A Avó é bastante claustrofóbico, um pouco lendo às vezes, mas nada que atrapalhe o andamento da história. O desfecho não é surpreendente, ainda assim é horripilante. Recomendo para quem gosta de terror da A24, A Avó tem o mesmo estilo dos filmes da produtora.

Ficha técnica

Título original: La Abuela
Duração: 100 minutos
Gênero: Terror
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: França, Bélgica, Espanha
Ano de lançamento: 2021