Te Amarei Para Sempre (2009): romance com paradoxo do tempo - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, maio 05, 2022

Te Amarei Para Sempre (2009): romance com paradoxo do tempo

Te Amarei Para Sempre é um filme de ficção científica romântico dirigido por Robert Schwentke. O roteiro de Bruce Joel Rubin foi baseado no livro A Mulher do Viajante do Tempo de Audrey Niffenegger e inspirado na canção Hard to Say I'm Sorry, da banda Chicago. 

Dicas de Filmes Pela Scheila
Rachel McAdams e Eric Bana em cena no filme "Te Amarei Para Sempre"

Sinopse - O filme conta a história de Henry DeTamble (Eric Bana), que nasceu um problema genético curioso: ele viaja no tempo contra a própria vontade vontade. 

Incapaz de controlar a duração ou os destinos de suas viagens, Henry é atraído por pessoas com características fortes, lugares importantes e eventos significativos, no entanto, ele não consegue mudar nenhum evento, mesmo que se esforce.

No início dos anos 90 ele conhece Claire Abshire (Rachel McAdams). Na verdade é um reencontro, pois ele já se encontrava com ela desde quando era  ainda uma criança. Logo Henry e Claire iniciam um relacionamento amoroso. 

O problema são as suas viagens no tempo, fato que fica ainda mais complicado por ele chegar completamente nu no seu destino e devido a isso ele foi obrigado à desenvolver técnicas para roubar roupas. Em algumas dessas viagens, vemos Henry se encontrando com Claire ainda criança. 

Já no tempo atual, Claire e Henry estão completamente apaixonados e decidem se casar. Mas sem querer, o noivo faz uma viagem no tempo minutos antes da cerimônia iniciar e uma outra versão de si mesmo aparece no casamento. Mas a desordem de sua vida bagunça toda a vida de Claire. Porém, nem tudo são problemas, Henry consegue tirar algumas vantagens de ser um viajante do tempo. 

Claire fica grávida, mas o feto herda os genes de Henry e também viaja no tempo, isso faz com que Claire tenha vários abortos. Na insistência de ter filhos, um dos fetos "vinga" e eis que nasce Alba (Tatun McCann), uma linda menina que também é uma viajante do tempo e numa dessas andanças, a garotinha faz uma revelação avassaladora para seu pai.

Uma história de amor inusitada

Te Amarei Para Sempre é uma história de amor que ultrapassa as barreiras de tempo e lugar. Foi um dos melhores filmes de romance e ficção científica que assisti, também é uma excelente adaptação de um livro. O enredo inusitado é intrigante, sedutor, delicado e comovente. Somos sugados para dentro da história e ficamos envoltos por todas as nuances que a trama nos oferece. 

Por se tratar de um tema complexo, algumas pessoas podem pensar que o filme seja confuso ou algo do tipo, mas não é. Te Amarei Para Sempre é bastante simplista, sendo de fácil compreensão. A história não é lineal, mesmo assim nunca ficamos deslocados na trama. Outro ponto interessante é que o filme não tenta explicar como funciona as viagens no tempo, apenas foca na história de amor e todas as suas complexidades. O desfecho certamente vai provocar algumas lágrimas dos espectadores mais sensíveis.

Ficha técnica

Título original: The Time Traveler's Wife
Duração: 107 minutos
Gênero: Drama, Romance, Fantasia, Comédia, Ficção Científica
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2009