O Padrasto (1987): genuinamente tenso - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, maio 16, 2022

O Padrasto (1987): genuinamente tenso

O Padrasto é um filme de suspense psicológico dirigido por Joseph Ruben. O roteiro foi escrito por Donald E. Westlake, Carolyn Lefcourt e Brian Garfield e é vagamente baseado na vida do serial killer John List. Desde o lançamento em 1987, o filme ganhou uma legião de fãs. Há duas sequências, A Volta do Padrasto (1989) e O Padrasto - Ele Voltou para Ficar (1992), também há um remake O Padrasto, lançado em 2009.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Terry O'Quinn e Jill Schoelen em cena no filme "O Padrasto"

Sinopse - Conhecemos Jerry Blake (Terry O'Quinn), um agente imobiliário que acabara de se casar com a viúva Susan Maine (Shelley Hack). A filha de 16 anos de Susan, Stephanie (Jill Schoelen) desconfia que Jerry tem segundas intensões. Seu psiquiatra, Dr. Bondurant (Charles Lanyer ), a aconselha a dar uma chance ao padrasto, a garota tenta colocar em prática a sugestão do médico.

No entanto, a relação difícil entre padrasto e enteada fica ainda mais tensa quando Jerry flagra Stephanie e Paul (Jeff Schultz) juntos, o homem tem um ataque de raiva. A garota sai de casa bastante assustada. Pouco antes desse episódio, ela leu um artigo no jornal escrito por Jim Ogilvie (Stephen Shellen), sobre um psicopata que matou toda a família. Stephanie começa a acreditar que seu padrasto é um homem muito perigoso que se chama Henry Morrison.

 Clássico de suspense psicológico

O Padrasto não é propriamente um filme de terror, mas um suspense psicológico imperdível. O filme é tenso do início ao fim. O roteiro intrincado cria uma tensão crescente que provoca medo e arrepios. O elenco de apoio é ótimo, mas a atuação de Terry O'Quinn é estupenda, ele incorpora o serial killer psicótico dando um tom realista que assusta. Sua performance define todo o filme e as emoções que o mesmo desperta no espectador. 

Podemos definir O Padrasto como um filme engenhoso, perspicaz e altamente tenso. Um clássico dos anos 80 indispensável que merece ser redescoberto por todos os fãs do gênero.

Ficha técnica

Título original: The Stepfather
Duração: 89 minutos
Gênero: Terror, Suspense
Classificação indicativa18 anos
País de origem: Canadá, Estados Unidos da América, Reino Unido
Ano de lançamento: 1987