A Floresta Que se Move (2015): releitura brasileira do clássico Macbeth - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, maio 11, 2022

A Floresta Que se Move (2015): releitura brasileira do clássico Macbeth

A Floresta Que se Move é um filme de drama e suspense dirigido por Vinícius Coimbra, que co-escreve o roteiro junto de Manuela Dias. O filme é uma livre adaptação de Macbeth, de William Shakespeare.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Ana Paula Arósio em cena no filme "A Floresta Que se Move"

Sinopse - Ambientado nos dias atuais, o filme gira em torno do ambicioso casal Elias (Gabriel Braga Nunes) e sua bela esposa Clara (Ana Paula Arósio). Elias executivo do segundo maior banco do Brasil. 

Seu destino muda quando ele e seu melhor amigo Cesar (Ângelo Antônio) encontram uma bordadeira, (Juliana da Cunha), que afirma que, naquele dia, ele se tornará vice-presidente e que, no dia seguinte, será presidente do banco. E realmente, ao chegar no banco Elias descobre que o vice-presidente cometeu suicídio e que ele é cotado para o cargo.

Intrigado, Elias relata o ocorrido a esposa Clara que imediatamente sugere que ele convide seu chefe, Heitor (Nelson Xavier) para jantar um na casa deles. No correr das horas, o casal esquematiza um plano macabro que coloca em prática à noite.

De fato, Elias se torna o novo presidente do banco. Mas não existem crimes perfeitos. Logo começam a surgir pistas que levam a polícia até o casal. Enquanto isso, Cesar se torna um obstáculo na vida de Elias. Ele decide eliminar o melhor amigo. Conforme os dias passam, os fantasmas da culpa e remorso começam a atormentar o casal, que sucumbem na própria maldade.

Ambição e loucura caminham juntas 

A Floresta Que se Move é uma releitura brasileira contemporânea da famosa peça Macbeth de Shakespeare. O filme é bem escrito e conduzido, é sofisticado como a peça teatral exige ao mesmo tempo é instigante como um bom suspense policial deve ser. Alguns diálogos foram modificados para o contexto atual, mas as falas mais emblemáticas foram preservadas dando um toque poético a trama. 

O elenco traz grandes nomes de artistas brasileiros, dentre eles Ana Paula Arósio se destaca como a Lady Macbeth pós-moderna. A atriz dá vida e alma a sua personagem tornando-se o coração do filme. A fotografia é lindíssima e a trilha sonora marcante acrescenta ainda mais tensão a história. 

Embora o desfecho não seja tão impactante como imaginava, A Floresta Que se Move entrou para minha lista dos melhores filmes nacionais que assisti. O filme é um bom exemplar do quanto o cinema brasileiro vem evoluindo com o passar dos anos. 

Ficha técnica

Título original: A Floresta Que se Move
Duração: 99 minutos
Gênero: Terror, Drama, Mistério, Nacional
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Brasil
Ano de lançamento: 2015