Os Parentes (2020): sobre patriarcado e autoritarismo - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, maio 10, 2022

Os Parentes (2020): sobre patriarcado e autoritarismo

Os Parentes é um thriller de terror psicológico britânico oscilante entre loucura e manipulações familiares. Foi dirigido por Joe Marcantonio a partir do roteiro escrito por Jason McColgan.

Dicas de Filmes Pela Schila
Tamara Lawrence e Edward Holcroft em cena no filme "Os Parentes"

Sinopse - Quando Charlotte (Tamara Lawrence) e seu companheiro Ben (Edward Holcroft) fazem uma visita a mãe dele, Margaret (Fiona Shaw) e seu meio-irmão Thomas (Jack Lowden), para informar que estão se mudando para a Austrália, uma forte tensão surge entre eles. Os parentes de Ben são totalmente contra a viagem.

Passado algum tempo, Ben sofre um acidente e morre. Charlotte, que está grávida, é acolhida pela família do marido. No início, essa ajuda é bem-vinda, mas com o passar dos dias, Charlotte fica apreensiva temendo que os parentes do marido se apropriem de seu bebê. Ela passa a ter alucinações por causa da gravidez. Suas visões se transformam em paranoia ao ponto dela se sentir uma prisioneira.

Paranoia ou realidade

Os Parentes tem um começo promissor. Somos apresentados ao jovem casal apaixonado que faz mil planos para a chegada do primeiro filho. Mas quando um deles sai de cena, o ritmo diminuiu consideravelmente e a história se torna desinteressante. Nem as boas performances do elenco conseguem salvar o filme do desastre. 

O conceito do filme é ótimo, pena ter sido mal executado. Havia muito potencial a ser trabalhado sobre patriarcado e autoritarismo, mas o diretor optou por um caminho repleto de clichês e entrega um filme frustrante. O desfecho não é nem um pouco satisfatório, é na verdade decepcionante. Vale frisar que Os Parentes tem alguns pontos positivos, por exemplo a atmosfera sombria carregada de tensão e um ótimo elenco que atua muito bem, mas no geral, deixa a desejar.

Ficha técnica

Título original: Kindred
Duração: 101 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Alemanha, Estados Unidos da América, Reino Unido, Irlanda, Emirados Árabes Unidos
Ano de lançamento: 2020