Meu Nome é Khan (2010): sobre a síndrome de Asperger - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 13, 2022

Meu Nome é Khan (2010): sobre a síndrome de Asperger

Meu Nome é Khan é um drama sensível que tocou no fundo do coração, será impossível esquecer a trajetória do doce Khan. É um filme poderoso do cinema indiano. O roteiro foi escrito por Shibani Bathija e dirigido pelo cineasta Karan Johar.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Tanay Chheda, Kajol e Pallavi Sharda em cena no filme "Meu Nome é Khan"

Sinopse - O filme conta a história de Rizwan Khan (Tanay Chheda), uma criança muçulmana que tem síndrome de Asperger que cresceu com a sua mãe (Zarina Wahab) na secção Borivali de Bombaim. Quando adulto (Shahrukh Khan), Khan muda-se para São Francisco onde vive seu irmão (Jimmy Shergill).

Incentivado pelo irmão e pela cunhada, Khan começa a trabalhar, Khan possui uma pureza que nos encanta, suas dificuldades de comunicação rendem momentos deliciosamente divertidos e sua determinação e persistência são verdadeiras lições de vida a todos os espectadores. 

Khan conhece Mandira (Kajol), uma bela indiana por quem se apaixona. A química do casal encanta todos os espectadores. O romance deles é repleto de momentos engraçados e tocantes. E eles se casam numa cerimônia típica do país de origem.

Rimos com eles. Vibramos com suas conquistas. Torcemos para que Khan e Mandira consigam viver esse amor em plenitude, e eles nos passam lições lindíssimas de como devemos nos relacionar com a pessoa amada.

No entanto, após o 11 de Setembro, Rizwan e Mandira, e Sam (Yuvaan Makaar), filho dela, começam a enfrentar uma série de dificuldades, que tomam proporções gigantescas e culminam em uma tragédia que separa o casal apaixonado. 

E em meio à dor da tragédia, Khan toma como missão de vida encontrar o presidente dos Estados Unidos e lhe dizer: "Meu nome é Khan, e eu não sou um terrorista". Chegar até o presidente seria o caminho de volta ao coração da sua amada Mandira.

A partir daí inicia uma jornada incrível, em alguns momentos surreal, tudo em nome deste grande amor. Khan passa por situações inacreditáveis, sempre nos oferecendo grandes lições. E novamente nos deparamos com outra reviravolta que deixa nosso coração apertado. Continuamos torcendo por este rapaz encantador.

Um filme intenso

Meu Nome é Khan é um filme grandioso, tanto pela duração (165 minutos) quanto pelas lições que transmite. Além de ser o primeiro filme indiano que assisti, foi o primeiro filme que assisto sobre a Síndrome de Asperger, uma condição neurológica do espectro autista. Khan nos dá a dimensão do quanto a pessoas do espectro autista são especiais, não especiais pela condição, mas pela pureza de alma. 

Quem dera se fôssemos 25% da pessoa incrível que é Khan, um personagem que tive vontade de arrancar do filme e trazer para a vida real, porque o mundo precisa urgente de pessoas assim, livres de todos os preconceitos e que sabem amar verdadeiramente.

É um filme tão bem feito em todos os sentidos que não tenho palavras para descrevê-lo, e afirmo sem nenhuma dúvida que Meu Nome é Khan é um dos filmes mais tocantes que já assisti na vida. Que mesmo tendo quase 3 horas de duração, não é cansativo em nenhum momento. 

Ficha técnica

Título original: My Name Is Khan
Duração: 165 minutos
Gênero: Drama, Suspense, Romance, Aventura
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Índia
Ano de lançamento: 2010