Soberba (1942): uma história sobre escolhas erradas - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 06, 2022

Soberba (1942): uma história sobre escolhas erradas

Soberba é um clássico que foi escrito, dirigido, produzido e narrado por Orson Welles, mesmo diretor de Cidadão Kane (1941), O Estranho (1946), O 3º Homem (199), A Marca da Maldade (1958), entre outros clássicos. Foi baseado no romance de Booth Tarkington.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Tim Holt e Anne Baxter em cena no filme "Soberba"

Sinopse - A trama se passa em 1873 na cidade de Indianápolis, os Ambersons, considerada a mais rica família da região, dominam a vida social. Isabel Amberson (Dolores Costello), filha da família, é alvo de fofocas devido o rompimento de seu relacionamento com Eugene Morgan (Joseph Cotten), por ele tê-la envergonhado ao se embriagar a ponto de levar um tombo durante uma serenata.

Embora apaixonada por Eugene, Isabel casa-se com Wilbur Minafer (Don Dillaway), com quem tem um filho, George Amberson Minafer (Tim Holt). Todo o amor que sentia por Eugene, ela o direciona para o filho e, como consequência, este se transforma numa criança mimada e insuportável.

Anos mais tarde, George volta para passar as férias escolares, oportunidade em que sua família promove um grande baile em sua honra. Eugene, agora viúvo, retorna depois de uma longa ausência e comparece ao baile com sua filha, Lucy (Anne Baxter). George, encantado com a jovem, a convida para uma dança, sem imaginar que seus pais estiveram romanticamente envolvidos no passado.

Wilbur, que se tornou deprimido por uma série de maus investimentos, acaba falecendo. Indiferente à morte do pai, George retorna da Faculdade e continua a zombar de Fanny (Agnes Moorehead) sobre o interesse dela em Eugene.

George propõe casamento à Lucy, mas quando ela o rejeita por causa de sua falta de ambição, ele acusa Eugene pelas opiniões da filha. Quando Lucy deixa a cidade para visitar umas amigas, os Ambersons convidam Eugene para um jantar.

No dia seguinte, quando Eugene procura Isabel para um passeio combinado, George se recusa a deixá-lo ver sua mãe e bate a porta na cara dele. Chocado com o comportamento do sobrinho, Jack (Ray Collins), irmão de Isabel, a convida para uma conversa privada a fim de discutir a conduta de George.

Quando Lucy retorna à cidade, George a informa que ele e sua mãe estão saindo em uma viagem ao redor do mundo, havendo a possibilidade dos dois nunca mais voltarem a se ver. 

Passado algum tempo, Jack volta para casa depois de visitar a irmã e o sobrinho em Paris. Ele confidencia a Eugene que, embora Isabel esteja gravemente doente em cima de uma cadeira de rodas, o filho não permite que ela saia da Europa. Isabel piora a cada dia que passa e, seu maior desejo é ver Eugene, este vai visitá-la, porém, é rejeitado pela família sob a alegação de que Isabel está proibida de receber visitas.

O tempo passa, a família Ambersons encontra-se em ruínas e, George, é obrigado a trabalhar como um funcionário de baixa remuneração em um escritório de advocacia. O desfecho, apesar de não ser original, é muito bonito e tocante.

Um pequeno grande filme

Em Soberba, o mais surpreendente é que, mesmo cheio de buracos e incoerências no roteiro que acabam com o ritmo do filme, tudo isso devido a sua mutilação, recebeu quatro indicações ao Oscar, inclusive de Melhor Filme. Imagino que se não houvesse cortes, Soberba teria faturado o prêmio. Afinal, é um grande filme, com elenco fantástico, enredo, fotografia e figurinos impecáveis e direção sublime de Orson Welles. 

Ficha técnica

Título original: The Magnificent Ambersons
Duração: 88 minutos
Gênero: Drama, Romance, Clássico
Classificação indicativa: 10 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1942