Crimes e Pecados (1989): um conto existencial - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, abril 10, 2022

Crimes e Pecados (1989): um conto existencial

Crimes e Pecados é uma obra de arte que atinge (n)as profundezas da alma humana. Foi escrito e dirigido por Woody Allen.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Woody AllenAnjelica Huston, Alan Alda e Caroline Aaron em cena no filme "Crimes e Pecados "

Sinopse - Essa fábula sobre as complexidades das escolhas conta duas histórias de adultério. A primeira gira em torno do oftalmologista Judah Rosenthal (Martin Landau). Considerado um dos melhores da sua profissão, ele vem enfrentando uma grave crise pessoal devido às ameaças da amante Dolores (Anjelica Huston).

Cansada dos vários anos de promessas não-cumpridas, Dolores passa a pressionar o médico a assumir o romance, o que significa um divórcio pelo qual ele não pretende enfrentar. Devido a situação extrema, Judah pensa somente em duas hipóteses: a separação da esposa Miriam (Claire Bloom), ou o assassinato da amante.

A segunda história, narrada em paralelo, também mergulha em uma alma atormentada pelo peso da culpa de das escolhas mal-feitas. Gira em torno de Cliff (Woody Allen), diretor de documentários que busca financiamento para concluir seu filme sobre o filósofo Louis Levy (Martin S. Bergmann).

Com o casamento em crise, Cliff se apaixona por Halley (Mia Farrow), produtora com quem está trabalhando num filme sobre a vida de um famoso executivo de TV, seu cunhado Lester (Alan Alda).

A complexidade da natureza humana

Em Crimes e Pecados, Woody Allen explora ao máximo a natureza humana, nas duas histórias paralelas o cineasta desenvolve uma narrativa complexa, instigante e surpreendente sobre aspectos de cunho moral e existencial, refletindo sobre nossas atitudes em relação aos relacionamentos e as pessoas envolvidas. Ora decepcionamos, ora somos decepcionados.

Com roteiro e direção excelentes, atuações dignas de Oscar e uma fotografia perfeita, que se encaixa perfeitamente na parte cômica e dramática. Crimes e Pecados é um clássico que merece ser (re)descoberto e apreciado por todos os amantes da Sétima Arte.

"Somos feitos da soma total de nossas escolhas. Tudo se dá de maneira tão imprevisível, tão injusta, que a felicidade humana não parece ter sido incluída no projeto da Criação."

Ficha técnica

Título original: Crimes and Misdemeanors
Duração: 104 minutos
Gênero: Comédia, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1998