Corpo e Alma (2017): uma peculiar história de amor - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, abril 04, 2022

Corpo e Alma (2017): uma peculiar história de amor

Corpo e Alma é um filme peculiar. Foi dirigido e roteirizado pela cineasta Ildikó Enyedi.

Corpo e Alma

Sinopse - A narrativa acompanha a difícil aproximação entre Endre (Géza Morcsányi) e Mária (Alexandra Bobérly), dois personagens nada comuns por suas características físicas e comportamentais.

O cenário onde a trama se desenvolve é um abatedouro bovino. Aos poucos vamos conhecendo esse casal nada convencional. Endre é o diretor financeiro do matadouro, Mária é novata responsável pelo controle de qualidade.

Enquanto ele é fechado devido uma imobilidade parcial dos membros causado por um AVC, ela apresenta um comportamento diferente, tem memória prodigiosa, é metódica e com capacidade de rebaixar a classificação das carnes por conta de míseros dois milímetros a mais de gordura, porém, Mária tem alto grau de fobia social.

Por conta de um incidente, uma investigação interna é iniciada com a ajuda da psicóloga Klára (Réka Tenki). Durante as sessões, Endre e Mária descobrem que partilham de um mesmo sonho: ambos são cervos numa floresta invernal e, toda noite caçam presas, buscam por água e se protegem dos perigos da natureza juntos.

Essa descoberta faz com que ambos desejem se aproximar também na vida real, o que leva a narrativa para o tom de romance, sem perder a sobriedade que só os filmes europeus conseguem ter.

Filme docemente sedutor

Corpo e Alma causa estranheza por se tratar de uma história de amor vivida apenas em sonhos, mas essa estranheza ainda assim é docemente sedutora. O mistério que ronda em torno do sonho compartilhado pelo casal dá um ar de fantasia à trama, que se passa em pouquíssimas locações, justamente pela complexidade de seus personagens e da interação que constroem entre si. 

Certamente não agrada todos os públicos, seja pelo ritmo lento ou pelas cenas viscerais que contrastam o romance entre os protagonistas e pesado ambiente em que trabalham. Eu gostei bastante do filme, foi interessante acompanhar dois solitários (ele sofreu demais por amor, ela nunca ousou amar ninguém) que se encontram nos sonhos. Os cervos representam uma conexão espiritual e a libertação de todas as frustrações dos protagonistas. 

Corpo e Alma é um filme edílico, contemplativo, mas quem der uma chance a essa obra, provavelmente vai sentir satisfação em acompanhar a sutileza de cada detalhe. 

Ficha técnica

Título original: Testről és lélekrőll
Duração: 116 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Hungria
Ano de lançamento: 2017