Alucinações do Passado (1990): uma jornada espiritual - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, março 15, 2022

Alucinações do Passado (1990): uma jornada espiritual

Alucinações do Passado é um filme intrigante que instiga e faz questionar se é realidade ou alucinações do personagem. Foi dirigido por Adrian Lyne a partir do roteiro de Bruce Joel Rubin. O filme foi inspirado nas pinturas de Francis Bacon e no clássico livro A Divina Comédia de Dante Alighiere

Dicas de Filmes Pela Scheila
Tim Robbins em cena no filme "Alucinações do Passado"

Sinopse - A trama gira em torno do ex-soldado Jacob Singer (Tim Robbins) que esteve na guerra do Vietnã. Através das suas alucinações e sonhos, vamos acompanhando os horrores vividos por Jacob e seu pelotão em 1971. Os soldados tem um raro momento de descontração, mas rapidamente são atingidos por um bombardeio gravíssimo. Muitas explosões, tiros e mortes espalham o horror por toda parte.

Jacob consegue se esgueirar até algumas árvores, porém é atingido por um soldado inimigo. Entretanto, essas imagens são alucinações, e o rapaz acorda sentado num banco do metrô. Mas uma sequência de fatos ocorrem no metrô, deixando o rapaz atordoado e assustado.

Após quase ser atropelado por um trem, Jacob percebe silhuetas com rostos desfigurados, semelhantes aos demônios, que o observam de dentro dos vagões. Mas será que Jacob viu essas criaturas horrendas ou foram apenas a sua imaginação?

Amedrontado, ele volta para sua casa e é recebido carinhosamente pela namorada Jezebel (Elizabeth Peña). Seus pesadelos voltam a assombrá-lo e Jacob resolve procurar o amigo Louis (Danny Aiello) para tentar descobrir o que está causando essas alucinações.

Porém, pouco antes de visitar esse amigo, ele abre um pacote que recebeu da ex-esposa Sarah (Patricia Kalember) e vê a foto do seu filho Gabe (Macaulay Culkin) que faleceu pouco antes de Jacob ir para a guerra.

Cada vez mais perturbado, Jacob acredita que os demônios estão tentado matá-lo e descobre que seus ex-colegas de pelotão também estão enfrentando os mesmos problemas. As coisas se complicam ainda mais quando o rapaz se vê casado com Sarah, e seu filho Gabe ainda está vivo. Jacob delira achando que poderia ter impedido a morte do filho.

Logo, o rapaz aparece internado no hospital, recebendo a visita de Sarah e de seus outros dois filhos. Nessa fase, nem Jacob e nem o expectador consegue distinguir se o que está acontecendo é uma alucinação ou realidade. A medida que a história avança, as cartas são embaralhadas e o espectador vai adentrado no jogo psicológico aterrorizante.

Ótimo conto de terror psicológico

Alucinações do Passado está entre os melhores filmes de suspense psicológico que já assisti. Jacob é um mistério que vai sendo revelado aos poucos, e cada nova cena é um novo nó na mente do público. O roteiro é inteligente e o desfecho é incrível, daqueles que faz o espectador assistir o filme novamente para captar todos os detalhes.

Assistindo novamente cheguei a uma teoria bem interessante, que deixaria o filme com aspecto espiritual. No entanto, cada espectador deverá assistir observando todos os detalhes e encontrar suas próprias teorias. Uma curiosidade interessante sobre Alucinações do Passado é que ele serviu de inspiração para Silent Hill.

Ficha técnica

Título original: Jacob's Ladder
Duração: 113 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1990