Preso na Escuridão (1997): fantasia e realidade se misturam - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, março 16, 2022

Preso na Escuridão (1997): fantasia e realidade se misturam

Preso na Escuridão é o terceiro filme que assisto do diretor Alejandro Amenábar, os outros foram Alexandria e Os Outros. O roteiro foi co-escrito por Amenábar em ao lado de Philip K. Dick e Mateo Gil. Existe um remake muito famoso Vanilla Sky, que é bem feito, mesmo assim não se iguala ao original. 

Preso na Escuridão
Eduardo Noriega e Penélope Cruz em cena no filme "Preso na Escuridão"

Sinopse - A trama é centrada no jovem César (Eduardo Noriega), um rapaz órfão que herda uma grande fortuna dos pais. César mora em uma casa luxuosa e seu melhor amigo é Pelayo (Fele Martínez), no entanto, o sucesso que César faz com as mulheres deixa seu amigo com um pontinha de inveja. Principalmente, após Sofia (Penélope Cruz) entrar na vida dos dois.

A moça é apresentada a César por Pelayo durante uma das festas organizadas em sua casa, e após trocar algumas palavras, César se descobre apaixonado por Sofia, mesmo sem saber se ela estava tendo um envolvimento amoroso com Pelayo. Mas Núria (Najwa Nimri), uma ex-namorada muito ciumenta de Césa,r não aceita ser trocada por outra mulher, ela passa a festa toda perseguindo o rapaz.

Na manhã seguinte, Núria aparece na frente de César e o convida para entrar no carro e conversar com ela. À princípio, César não aceita o convite, mas acaba cedendo, sem imaginar quais eram as verdadeiras intenções da moça.

Inconformada com a rejeição, Núria provoca um acidente de carro, tirando a própria vida e deixando César entre a vida e a morte. Após algum tempo, ele se recupera, mas haveria algo que ele perdera no acidente, seu belo rosto, ele ficou desfigurado.

Após passar por várias cirurgias reconstrutivas da face, os médicos dizem que nada mais podem fazer e somente um milagre traria seu rosto de volta. César entra numa profunda depressão. O milagre acontece e César volta a ser belo como antes do acidente. Logo, Sofia reaparece e declara seu amor ao rapaz. Toda essa felicidade logo dará lugar a estranhas e assustadoras visões, e César descobre que seu pior pesadelo estava apenas começando.

César vivia na sua zona de conforto, rodeado de belas mulheres e eventos, mas de repente sofre um golpe duro e cruel do destino, perdendo aquilo que considerava o bem mais valioso (sua beleza) e desmorona psicologicamente. Buscando um refúgio, ou até uma saída covarde, se escondendo atrás de uma máscara.

Grandes reviravoltas 

Preso na Escuridão é um thriller intrigante com uma viagem à paranoia. Uma verdadeira obra-prima do cinema espanhol. O enredo criativo, original e envolvente conseguiu resultados cinematográficos espetaculares para um orçamento baixo. Prova de que nem sempre orçamentos altos e um elenco repleto de estrela irá garantir sucesso de um filme. Por ser complexo, exige atenção multiplicada para distinguir os sonhos da realidade, mas é aí que está o sentido desta obra de arte sensorial.

Com ótimas atuações, roteiro inteligente, direção segura, trilha sonora envolvente, história intrigante e repleta de reviravoltas, Preso na Escuridão está entre os melhores filmes que assisti. Essa ficção científica vinda da Espanha é altamente recomendável. A frase: "nunca apreciamos os bons momentos até que se acabam. Talvez por isso sejam bons momentos. Não paramos para pensar neles" citada no filme, serve como uma lição de moral para todos nós. 

Ficha técnica

Título original: Abre los Ojos
Duração: 117 minutos
Gênero: Ficção Científica, Mistério, Drama, Romance
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Espanha, tália
Ano de lançamento: 1997