Nebraska (2013): um drama familiar potente - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, março 15, 2022

Nebraska (2013): um drama familiar potente

Nebraska é um drama simples, porém, encantador do diretor Alexander Payne. O roteiro de Bob Nelson captou uma sensibilidade capaz de tocar os corações mais gelados. O diretor conseguiu transmitir nesse longa uma leveza formidável.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Bruce Dern e Will Forte em cena no filme "Nebraska"

Sinopse - Na trama acompanhamos a história de Woody Grant (Bruce Dern), um idoso rabugento e sonhador, que acredita ter ganhado um prêmio de 1 milhão de dólares, mas eles precisa viajar até Lincoln, em Nebraska, para receber a fortuna.

Ao perceber a teimosia do pai, seu filho David Grant (Will Forte) decide levá-lo até essa distante cidade e aproveita para passar uns dias com o pai. No entanto, durante a viagem acontece um pequeno acidente com Woody, que acaba mudando os planos. David resolve passar o fim de semana na cidade natal da família Grant.

A esposa de Woody, Kate Grant (June Squibb) e seu outro filho, Ross Grant (Bob Odenkisk) também chegam nessa cidade e juntos eles viverão momentos engraçados e emocionantes.

Mas ao chegarem na cidadezinha, todas as pessoas se conhecem e a notícia de que um antigo morador da cidade havia ficado milionário se espalha rapidamente, provocando cobiça e acendendo rivalidade naqueles que acreditavam que Woody tinha se tornado um homem rico.

Um turbilhão de emoções

Nebraska é um filme que contém as melhores virtudes, com tensões sutis e profundas, induzindo profundas reflexões sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida. As imagens em preto e branco demostram toda a melancolia vivida pelos personagens, porém, não me admira que a vida de muitas pessoas da vida real seja assim também, sem cores, sem alegrias, sem esperança de dias melhores.

A beleza deste filme está nos detalhes, nos diálogos tão verdadeiros e no amor de um filho pelo seu pai. O desfecho é belíssimo. Para apreciar todo o encanto dessa história é necessário adentrar na trama e acompanhar cada momento vivido pelos personagens. Nebraska é um filme humano como poucos. É impossível descrever em palavras, os sentimentos que o filme desperta, só assistindo para sentir um turbilhão de emoções e reflexões. 

Ficha técnica

Título original: Nebraska
Duração: 115 minutos
Gênero: Drama, Aventura, Comédia
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2013