Animais Noturnos (2016): um conto de vingança - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, março 18, 2022

Animais Noturnos (2016): um conto de vingança

Animais Noturnos é um ótimo thriller do diretor Tom Ford, que dirigiu Direito de Amar (2009). O roteiro teve como base o romance Tony & Susan, escrito pelo professor e crítico literário Austin Wrighestt.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Amy Adams em cena no filme "Animais Noturnos"

Sinopse - Nessa história onde amor, ódio e vingança se entrelaçam, o espectador embarca em uma viagem envolvente, poética e assustadora, que não recomendo à pessoas sensíveis, pois há cenas fortes que podem causar um certo desconforto naqueles mais impressionáveis. 

A trama relata um momento específico da vida de Susan (Amy Adams), um mulher bem sucedida financeiramente, mas infeliz no casamento com Walker (Armie Hammer), que a trata com indiferença. Certo dia, ela recebe o primeiro exemplar de um livro escrito pelo ex-marido, Edward (Jake Gyllenhaal).

Por sua vez, o livro acompanha o personagem Tony Hastings, um homem que viaja de férias com sua esposa Laura Hastings (Isla Fisher) e filha India Hastings (Ellie Bamber). No entanto, a família é interceptada por uma gangue de bullies liderados por Ray (Aaron Taylor-Johnson) - um episódio que não resulta em um final feliz.

O livro é dedicado a Susan que, durante a tensa leitura, pensa sobre as razões de ter recebido o manuscrito, e vai descobrindo verdades dolorosas sobre si mesma, enquanto relembra seu relacionamento fracassado.

Suspense instigante

Tom Ford é um dos estilistas mais consagrados mundialmente, que tem em seu currículo cinematográfico o longa-metragem Direito de Amar, e agora nos presenteia com um filme de estilo admirável que traz uma experiência sensitiva e estética incrivelmente fantástica. Tom Ford não está brincando de ser cineasta, ele está construindo uma carreira promissora que o levará ao hall dos melhores diretores de sua geração.

Animais Noturnos possui três linhas: o presente, onde seguimos acompanhando a vida glamorosa e triste de Susan; o passado, com as lembranças de Susan sobre o tempo que passou ao lado de Edward; e a ficção dentro da ficção, o livro escrito por Edward onde ele expressa sua dor de maneira brutal.

Não é um filme que agradará todos os públicos, porque apresenta uma narrativa diferenciada e bastante exigente, mas o fato é que temos aqui um filme diferente de tudo o que vimos nas últimas décadas. Animais Noturnos é inovador, é envolvente e acima de tudo, é um filme humano, fala sobre a intensidade e fragilidade dos sentimentos. A cena final é de um amargor poético dilacerante, passei dias refletindo sobre a sutileza de saborear um prato frio, mas prazeroso. É cinema da melhor qualidade.

"Quando você ama alguém, você não consegue simplesmente ignorá-lo."

Ficha técnica

Título original: Nocturnal Animals
Duração: 116 minuto
Gênero: Suspense, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2016