O Violino do Meu Pai (2022): comovente drama turco - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, fevereiro 07, 2022

O Violino do Meu Pai (2022): comovente drama turco

O Violino do Meu Pai é um comovente drama turco dirigido por Andaç Haznedaroglu a partir do roteiro escrito por Murat Taskent e Palaspandiras.

O Violino do Meu Pai
Gülizar Nisa Uray, Engin Altan Düzyatan e Belçim Bilgin em cena no filme "O Violino do Meu Pai"

Sinopse - O filme conta a história da pequena Özlem (Gülizar Nisa Uray), uma garotinha de sete anos de idade que acompanha seu pai (Selim Erdogan) nas apresentações musicais que ele e mais três artistas realizam nas noites de Istambul. No entanto, o pai da menina encontra-se muito doente e vem a falecer. Ela fica órfã e vai parar em um abrigo para crianças.

Özlem no entanto tem um tio, o virtuoso violinista Mehmet (Engin Altan Düzyatan), um homem extremamente sensível em relação à música, porém frio demais com os sentimentos dos outros. Sua esposa, Suna (Belçim Bilgin), fica encantada com a possibilidade de adotar a garotinha, mas Mehmet não demonstra nenhum interesse na adoção. Entretanto, a convivência com Özlem o fará rever suas convicções.

Um clichê que encanta

O Violino do Meu Pai é um filme cativante sobre uma criança órfã que busca desesperadamente o carinho de um adulto egocêntrico. É prazeroso acompanhar a transformação do protagonista. O enredo é previsível, mas isso pouco importa porque o filme transborda bons sentimentos suavizando as amarguras desse mundo caótico em que vivemos. 

Embora tenha falhas, O Violino do Meu Pai é um ótimo entretenimento, com grandes atuações, cenários paradisíacos de Istambul e muita música boa. É um clichê bem feito e bem atuado e isso faz toda a diferença. Nesses tempos sombrios nada melhor que assistir um filme repleto de calor humano para aquecer o coração e renovar as esperanças. 

Ficha técnica

Título original: Babamin Kemani
Duração: 112 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Turquia
Ano de lançamento: 2022