Casa Gucci (2021): um drama caricato - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, fevereiro 08, 2022

Casa Gucci (2021): um drama caricato

Casa Gucci é um drama policial que narra a história do assassinato de Maurizio Gucci encomendado por sua ex-esposa, Patrizia Reggiani. Foi dirigido por Ridley Scott a partido do roteiro escrito por Becky Johnston e Roberto Bentivegna com base no livro The House of Gucci: A Sensational Story of Murder, Madness, Glamour, and Greed, de Sara Gay Forden. 

Dicas de Filmes Pela Scheila
Lady Gaga e Adam Driver em cena no filme "Casa Gucci"

Sinopse - A história começa em 1978 quando Patrizia Reggiani (Lady Gaga) conhece o herdeiro da moda Gucci, Maurizio Gucci (Adam Driver). Ela trabalha com o pai, ele é um estudante de direito. 

O pai de Maurizio, Rodolfo Gucci (Jeremy Irons), tenta alertar o filho dizendo que a jovem Patrizia está somente atrás do seu dinheiro. Eles discutem. Maurizio abandona a família e vai em busca de seu grande amor. Os dois logo se casam e Maurizio começa a trabalhar na empresa de Fernando Reggiani (Vincent Riotta), pai de Patrizia.

Quando Patrizia fica grávida, ela vê como uma oportunidade de reaproximação da família Gucci. Aldo (Al Pacino), tio de Maurizio, promove as pazes entre pai e filho. Pouco antes de morrer, Rodolfo recoloca Maurizio no testamento, mas não tem tempo de assinar, Patrizia falsifica a assinatura dando ao marido 50% de participação na Gucci.

A partir desse momento, Patrizia começa a arquitetar um plano para adquirir ações da Gucci que estão nas mãos de Aldo e de seu filho Paolo (Jared Leto), um rapaz bastante desastrado e manipulável. Buscando desesperadamente mais poder, Patrizia passa a consultar a vidente Giuseppina Auriemma (Salma Hayek), mas os planos de Patricia não saem conforme o esperado.

Ritmo oscilante

Em relação a estética, Casa Gucci é um filme perfeito, com cenários e figurinos impressionantes. O tom exagerado das performances não me surpreendeu porque já esperava por isso. Todo o elenco está ótimo, especialmente Lady Gaga e Adam Driver, mas confesso que a atuação caricata de Jared Leto foi irritante, ele tentou ser engraçado e acabou sendo insuportável.

Casa Gucci tinha potencial para ser um ótimo filme, a história da família Gucci é instigante, mas o ritmo oscilante acaba deixando ainda mais longo do que realmente é. Há momentos arrastados, enquanto outros são apressados. Já o desfecho é anticlimático e abrupto, realmente não gostei. 

De uma maneira geral, Casa Gucci é um filme bem escrito e bem produzido, mas o enredo não traz nada de excepcional. É extravagante, exagerado e caricato, ainda assim vale a pena assistir para conhecer os conflitos da famosa família Gucci.

Ficha técnica

Título original: House of Gucci
Duração: 158 minutos
Gênero: Drama, Policial
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Canadá
Ano de lançamento: 2021