Entre o Amor e a Morte (1950): uma história de abusos e opressão - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, fevereiro 24, 2022

Entre o Amor e a Morte (1950): uma história de abusos e opressão

Entre o Amor e a Morte é um ótimo film-noir sobre uma mulher que tenta fugir do marido homicida. A direção foi de Michael Gordon e o roteiro de Oscar Saul e Roy Huggins é adaptado de uma história de James Webb.

Entre o Amor e a Morte
Ida Lupino e Stephen McNally em cena no filme "Entre o Amor e a Morte"

Sinopse - O filme começa com uma narração em off. Em seguida, conhecemos a história por trás da cena inicial. Deborah Chandler (Ida Lupino) está determinada a colocar um ponto final no seu relacionamento com Selden Clark (Stephen McNally). Ela tem total apoio do pai, John Chandler (John Litel), mas após comunicar sua decisão de romper o noivado, Deborah recebe a notícia que seu pai sofreu uma queda fatal.

No mesmo dia da morte de seu pai, ela recebe um pedido de casamento de Selden e aceita. Na noite de núpcias, eles vão a uma casa de campo. Lá, o casal tem uma inesperada surpresa, uma mulher os espera, trata-se de Patricia Monahan (Peggy Dow), amante de Selden. Ocorre uma briga violenta entre os amantes e Deborah fica sabendo que seu marido foi o responsável pela morte de seu pai. 

Deborah foge durante a madrugada, no entanto, Selden imaginando que isso iria acontecer, corta os freios do carro. Ela consegue saltar do veículo antes que o mesmo caia no rio. Após várias buscas, nenhum corpo é encontrado deixando Selden na incerteza se Deborah está morta ou não. Ele então oferece uma recompensa de 5.000 dólares para quem puder encontrá-la.

Ela muda para outra cidade, muda de nome e cor dos cabelos, mas Keith Ramsey (Howard Duff) vê o anúncio e reconhece Deborah. Ele se oferece para acompanhá-la durante a viagem e ganha a confiança dela. A partir daí começa uma perseguição tensa e emocionante.

Thriller psicológico intenso

Entre o Amor e a Morte é um noir bastante tenso, também é um drama emocionante e um thriller intenso. Algumas sequências causam calafrios, principalmente a cena do moinho emaranhado que deixa qualquer espectador com os nervos à flor da pele. A fotografia em preto e branco reforça a sensação de perigo eminente.

A premissa é simplista, mas é bem escrita e executada, tornando o filme um ótimo exemplar do gênero. A atuações são sólidas, especialmente de Ida Lupino, ela dá intensidade a sua personagem. Entre o Amor e a Morte é um noir desconhecido que merece ser redescoberto e apreciado por todos os admiradores da sétima arte.

Ficha técnica

Título original: Woman in Hiding
Duração: 92 minutos
Gênero: Film-noir, Suspense, Drama, Policial, Romance
Classificação etária14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1950