Filme: Um Menino Chamado Natal (2021) - Dicas de Filmes Pela Scheila

domingo, 30 de janeiro de 2022

Filme: Um Menino Chamado Natal (2021)

"A Boy Called Christmas" é um encantador drama familiar de Natal lançado em 2021 na Netflix. Foi dirigido por Gil Kenan que também escreveu o roteiro ao lado de Ol Parker. O filme foi baseado no romance homônimo de Matt Haig.

O filme começa com tia Ruth (Maggie Smith), uma idosa cuidadora de crianças contando uma história para os irmãos Andrea (Isabella O'Sullivan), Moppet (Ayomide Garrick) e Patrick (Éden Lawrence), que estão sob seus cuidados. 

A história contada é sobre Nikolas (Henry Legal), um garoto de 13 anos, órfão de mãe, que mora na floresta com o pai, Joel (Michiel Huisman), um lenhador. Certa noite, um ratinho aparece roubar o pouco de alimento que a família possui, Joel tenta matar o animalzinho, mas Nikolas impede, ele batiza o rato com o nome de Miika. Ambos se tornam melhores amigos.

Quando o Rei (Jim Broadbent) convoca seus súditos para buscarem algo que traga esperança para o reino, Joel decide se juntar aos outros para procurar "tal objeto". Ele deixa o filho sob os cuidados da irmã, Carlotta (Kristen Wiig), uma mulher amarga e desprezível que transforma o vida do garoto em um mar de amargura.

Sentindo-se sozinho, Nikolas encontra um mapa que confirma a existência de Elfhelm, lugar mágico habitado por elfos. Ele então decide ir para o Polo Norte em busca de seu pai. Durante a viagem, Nikolas descobre que Miika aprender a falar. 

Ao chegar na Floresta da Meia Lua, Nikolas fica entristecido ao perceber que não há nada no lugar. Ele desmaia. O garoto é encontrado por Little Noosh (Indica Watson) e Padre Topo (Toby Jones). A partir desse momento, Nikolas viverá a maior aventura de sua vida.

Jornada de amadurecimento


Com uma estética impressionante, "Um Menino Chamado Natal" é um filme muito bonito que fala sobre a origem do Papai Noel. Somos transportados para as gélidas florestas da Lapônia, onde vive um garotinho sofrido que deseja encontrar a vila dos elfos. O enredo é sólido e tem boas atuações, algo que nem sempre encontramos nos filmes de Natal da Netflix.

Muito mais que um simples entretenimento, "Um Menino Chamado Natal" é sobre uma jornada de amadurecimento. Ao longo da viagem o garoto precisa desapegar de algo importante para encontrar seu verdadeiro destino. Nem sempre os desapegos são fáceis. A história contada é doce, mas também é pungente devido as tragédias que acontecem na vida do garoto. 

Embora o clima natalino não esteja sempre presente, "Um Menino Chamado Natal" é uma releitura interessante sobre a origem do bondoso Velhinho. Vale uma conferida.


Duração: 106 minutos
Categorias: Drama, Aventura, Família, Fantasia
Classificação: 10 anos
Um Menino Chamado Natal (2021)
SINGELO; PUNGENTE