Tentação Proibida (1978): drama romântico polêmico - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, janeiro 09, 2022

Tentação Proibida (1978): drama romântico polêmico

Tentação Proibida é um drama romântico estrelado por Marcello Mastroianni e Nastassja Kinski. Contou com a direção de Alberto Lattuada que co-escreveu o roteiro ao lado de Enrico Oldoini e Paolo Cavara.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Marcello Mastroianni e Nastassja Kinski em cena no filme "Tentação Proibida"

Sinopse - A trama acompanha o arquiteto paisagista romano Giulio Marengo (Marcello Mastroianni), que encontra-se em Florença a negócios. Ele conhece a bela Francesca (Nastassja Kinski), uma estudante universitária inquieta e vivaz. Encantado pela jovem, ele tenta seduzi-la. 

Mas a revelação de um amigo de que a moça pode ser sua filha, o deixa perplexo. É uma possibilidade real, pois ela é filha de uma antiga paixão de Giulio. Ele então faz de tudo para afastar Francesca de sua vida. Enquanto isso, sua filha Alexandra (Barbara De Rossi) revela que está grávida e decidida a abortar.

Enquanto tenta conversar com a filha, Giulio busca pistas sobre a paternidade de Francesca. Sem sucesso na investigação, o arquiteto revela a Francesca o motivo de estar agindo friamente com ela. A garota no entanto diz que seu pai é Bartolo (José María Caffarel). A partir daí a aproximação entre eles se torna intensa.

Um amor proibido

Tentação Proibida conta a história de um homem de meia-idade preso em um casamento morno que ao conhecer uma jovem universitária recorda de um amor ardente vivido na adolescência. Ele fica fascinado pela jovem, mas essa história de amor proibido torna-se praticamente impossível quando surge a possibilidade do homem ser pai da garota. É interessante acompanhar a luta do personagem entre o dilema do incesto e o desejo ardente que sente por ela.

Apesar do enredo ser polêmico, a maneira como foi executado torna-se um pouco mais palatável. Também há muitas cenas de nudez, duas delas se destacaram pela estranheza que causaram em mim. As atuações de Kinski e Mastroianni e a trilha sonora marcante de Ennio Morricone são os grandes destaques do filme. Tentação Proibida é um bom filme, mas não me agradou como imaginava.

Ficha técnica

Título original: Cosi Come Sei
Duração: 109 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Itália, Espanha
Ano de lançamento: 1978