Benedetta (2021): polêmica história da freira Carlini - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, janeiro 28, 2022

Benedetta (2021): polêmica história da freira Carlini

Benedetta é um drama biográfico do diretor Paul Verhoeven que conta a história de Benedetta Carlini, uma freira que viveu na Itália entre os anos de 1590 e 1661. O roteiro escrito por Verhoeven ao lado de David Birke tem como base o livro de não-ficção Atos Imodestos: a vida de uma freira lésbica na Itália renascentista de Judith C. Brown.

Benedetta
Virginie Efir e Daphné Patakia em cena no filme "Benedetta"

Sinopse - O filme nos leva para a Toscana do século XVII. Enquanto a peste negra avança ferozmente por toda a Europa, Benedetta Carlini (Elena Plonka), uma garotinha de apenas 9 anos de idade, é levada pelos pais ao Convento Teatino da Mãe de Deus em Pescia, região Norte da Itália, para se tornar esposa de Cristo. Na mesma noite, Benedetta tem uma visão que ocasiona na queda da imagem da Virgem Maria sobre a menina, que milagrosamente sai ilesa.

Depois de adulta, Benedetta (Virginie Efira) passa a afirmar veementemente que tem visões de Cristo. Assustada, a jovem freira procura o padre Alfonso Cecchi (Olivier Rabourdin) e em confissão  revela detalhes de suas visões, o padre no entanto lhe diz que é impossível tal fato, pois segundo as Escrituras somente o sofrimento pode levar as pessoas até Deus.

Logo depois, uma jovem assustada invade abruptamente o convento pedindo socorro. Trata-se de Bartolomea (Daphné Patakia), que tenta escapar da violência sexual praticada pelo próprio pai e irmãos abusadores. Benedetta sente compaixão da garota, ela então sugere que seu pai pague o dote para que Bartolomea tenha permissão de viver convento. Apesar das diferenças gritantes entre elas, Benedetta e Bartolomea tornam-se grandes amigas, para preocupação das outras freiras.

As visões de Benedetta tornam-se tão intensas ao ponto dela receber as chagas de Cristo. Bartolomea então passa a cuidar da amiga dia e noite. A proximidade das duas faz nascer um romance ardente e totalmente proibido pela igreja. 

Enquanto isso, a ex-abadessa, Felicita (Charlotte Rampling), tem certeza que Benedetta forjou os estigmas usando pedaços de vidro para fazer os cortes. Ela procura o Núncio Alfonso Giglioli (Lambert Wilson), em Florença e levanta acusações de heresia e blasfêmia contra a freira. Fato que desperta a atenção dos membros da Contrarreforma. 

Uma história de amor dentro do convento

Benedetta é um filme controverso que desperta amor e ódio nos espectadores. Conta a história de Benedetta Carlini, uma freira que afirmava ter visões de Cristo enquanto alimentava um amor carnal por uma noviça. A relação lésbica entre as freiras são os menores pecados retratados no filme, há coisas mais graves que assombrava a sociedade da época. Benedetta é na realidade um relato amargo sobre poder, violência, luxuria, intrigas, ambição, inveja, calúnias, cobiça  e hipocrisia dentro da religião. 

O enredo provocativo certamente desagrada alguns católicos mais conservadores que vão considerá-lo um sacrilégio. Há algumas cenas chocantes, mas analisando por outra perspectiva nota-se que o filme não tenta ridicularizar a religião, tenta mostrar como é fácil manipular as pessoas através da religião. Acompanhamos a ascensão e queda de Benedetta Carlini, uma mulher à frente do seu tempo ou apenas alguém que usou sua inteligência para obter vantagens pessoais. Eis minha dúvida.

O cineasta Paul Verhoeven fez um filme inquietante no seu melhor estilo. Visualmente Benedetta é excepcional, os enquadramentos lembram pinturas em tela, mesmo assim não está entre os meus filmes preferidos do diretor, Elle (2016), A Espiã (2006), O Vingador do Futuro"(1990) e RoboCop: O Policial do Futuro (1987) ainda são meus favoritos.

Benedetta é um filme curioso, provocativo, polêmico, bem atuado e bem dirigido, mas o exagero em algumas cenas torna-se incômodo (deixo claro que é apenas meu ponto de vista sobre a obra). Também senti falta de um aprofundamento sobre a saúde mental da freira, o filme não deixa claro se Benedetta Carlini foi abençoada por Deus ou se suas visões foi apenas alucinações. 

Ficha técnica

Título original: Benedetta
Duração: 131 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Histórico, Romance
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: França, Bélgica, Países Baixos
Ano de lançamento: 2021