As Fotos Vazadas (2021): drama incômodo sobre opressão - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, janeiro 19, 2022

As Fotos Vazadas (2021): drama incômodo sobre opressão

As Fotos Vazadas é um drama de mistério e suspense indonésio sobre um tema bastante pertinente. Contou com a direção de Wregas Bhanuteja que co-escreveu o roteiro ao lado de Henricus Male.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Shenina Syawalita Canela e Ruth Marini em cena no filme "As Fotos Vazadas"

Sinopse - O filme segue Suryani (Shenina Syawalita Canela), uma universitária que está cursando o primeiro ano graças a uma bolsa de estudos. Sur é uma garota bastante dedicada aos estudos. Ela nunca vai em festas, mas aceita o convite dos veteranos para celebrar as conquistas de Mata Hari, o grupo de teatro universitário onde Sur se voluntaria como web designer.

Enquanto está na festa, Sur acaba ingerindo bebidas alcoólicas. Na manhã seguinte, ela acorda sem lembrar das coisas que aconteceram na festa. Logo ela descobre que uma foto sua vazou na internet e consequentemente, ela perde a bolsa de estudos com a alegação que desmoralizou o corpo docente. 

Para piorar a situação, seu pai (Lukman Sardi) a expulsa de casa. Sem ter onde ficar, Sur pede ajuda para Amin (Chicco Kurniawan), um amigo de infância. Juntos, eles tentam descobrir a verdade sobre as selfies tiradas na festa. Aos poucos, Sur coleta evidências importantes sobre membros do grupo de teatro, que podem ajudar outras alunas que passaram pela mesma humilhação que ela.

Temática bastante atual

As Fotos Vazadas conta a história de uma garota que tem seus sonhos destruídos por causa de fotos vazadas nas redes sociais. O filme é longo, mas não é cansativo por abordar um tema relevante com a qual muitas meninas e mulheres de todo o mundo estarão familiarizadas. 

Enquanto o mistério vai sendo revelado através de boas reviravoltas, o filme vai trazendo ao público aspectos da cultura da Indonésia. É revoltante ver como a sociedade indonésia trata as mulheres. Vemos através da protagonista a luta da mulher contra o sistema, ela é humilhada e desacreditada até pelo própria pai, mas não desiste de buscar a verdade. Quanto ao desfecho, é inspirador e poderoso, finalização digna para a história contada.

Ficha técnica

Título original: Penyalin Cahaya
Duração: 130 minutos
Gênero: Drama, Mistério, Suspense
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Indonésia
Ano de lançamento: 2021