Filme: A Nuvem Rosa (2021) - Dicas de Filmes Pela Scheila

sábado, 1 de janeiro de 2022

Filme: A Nuvem Rosa (2021)

"A Nuvem Rosa" é um filme brasileiro de ficção científica escrito e dirigido por Iuli Gerbase. Teve sua estreia no Festival de Cinema de Sundance em 2021. O filme foi finalizado em 2019 e, curiosamente, previu o isolamento social ao retratar a chegada de uma nuvem rosa tóxica, forçando as pessoas a ficarem confinadas. 

Quando Yago (Eduardo Mendonça) e Giovana (Renata de Lélis) acordam, eles recebem uma notícia atordoante, uma nuvem tóxica de tonalidade rosa invadiu a cidade e, quem entrar em contato com a nuvem, morre instantaneamente.


A ordem que recebem é que ninguém saia à rua, toda a população deve trancar-se em casa ou procurar abrigo o mais rápido possível. O casal que acabara de se conhecer em uma festa, é obrigado a permanecer em um apartamento. Conforme os dias passam, a convivência entre eles torna-se complicada. 

A nuvem rosa se espalha pelo mundo todo. Passam-se meses, anos, décadas e a nuvem continua pairando sobre o planeta, colocando as pessoas em uma situação jamais vista e levando-as ao limite. 

"A Nuvem Rosa" é uma ficção científica que escancara situações que vivenciamos na vida real. No filme foi uma nuvem tóxica que chegou inesperadamente aprisionando as pessoas dentro de suas casas ou estabelecimentos, na vida real foi um vírus que nos isolou do convívio social, roubando nosso direito de ir e vir e ceifando muitas vidas. 

A diretora optou por não abordar a origem da nuvem e nem expor os esforços científicos para reverter a situação, mas mostrar o desgaste emocional que a quarentena provoca nas pessoas. Boa parte do espectadores se identifica com as situações mostradas, enquanto outra parcela provavelmente se distancia por sentir falta dos agentes externos de como a população está lidando com a quarentena forçada.

Embora o foco do filme não seja o lado científico, senti falta de algum avanço para libertar as pessoas daquela situação lastimável. No geral, "A Nuvem Rosa" é um bom filme que explora situações e desgastes psicológicos de um longo confinamento.

Duração: 105 minutos
Categorias: Ficção Científica, Drama, Nacional
Classificação: 16 anos
Filme: A Nuvem Rosa (2021)

TENSO; INQUIETANTE; REALISTA; POÉTICO