Imperdoável (2021): a difícil arte de recomeçar - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 12, 2021

Imperdoável (2021): a difícil arte de recomeçar

Imperdoável é um ótimo drama criminal dirigido por Nora Fingscheidt, que também dirigiu Transtorno Explosivo (2019). O roteiro de Peter Craig, Hillary Seitz e Courtenay Miles conta a história de uma ex-presidiária que após ganhar a liberdade busca recomeçar a vida, mas esbarra no preconceito e ódio das pessoas.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Sandra Bullock em cena no filme "Imperdoável "

Sinopse - A trama gira em torno de Ruth Slater (Sandra Bullock), uma mulher condenada por homicídio que cumpriu 20 anos de prisão pela morte de um xerife. Ruth ganha liberdade condicional por bom comportamento, mas ao sair ela percebe que o mundo aqui fora é tão cruel quanto na prisão.

Ruth é monitorada pelo agente penitenciário Vince Cross (Rob Morgan), um bom homem que está sempre lhe dando bons conselhos. Ela consegue dois empregos e conhece Blake (Jon Bernthal), colega de trabalho, mas ele tem um segredo que pode destruir a amizade entre eles. Para piorar a situação, Keith (Tom Guiry) e Steve Whelan (Will Pullen), filhos do xerife morto, querem vingança e passam a persegui-la.

O mundo parece conspirar contra ela, mas Ruth não desiste de reencontrar a irmã, Katherine (Aisling Franciosi), que na época do assassinato tinha apenas 5 anos de idade. A criança foi adotada pelo casal Rachel (Linda Emond) e Michael Malcolm (Richard Thomas), que procuraram esconder qualquer evidência da ligação de Kathe com uma criminosa.

Tentando descobrir o paradeiro da irmã, Ruth conta com a ajuda de John Ingram (Vincent D'Onofrio), um advogado que mora com a esposa Liz (Viola Davis) e seus dois filhos, Daniel (Jude Wilson) e Ryan (Orlando Lucas), na casa onde Ruth viveu com a família. O destino coloca em seu caminho Emily (Emma Nelson), meia-irmã de Kathe.

Sobre perdão e redenção

Sandra Bullock está assustadoramente irreconhecível em Imperdoável. Sua personagem é uma mulher castigada pela sociedade que busca redenção, mas só encontra preconceito e ódio. Confesso que não esperava muito deste filme, mas ao assistir tive uma grata surpresa, a protagonista conseguiu a façanha de despertar em mim o sentimento de compaixão, muito antes da revelação inesperada. Eu realmente a perdoaria.

Imperdoável não é um filme otimista, pelo contrário, a desesperança está presente em praticamente todas as cenas e, sendo assim, a personagem principal necessariamente tinha de ser apática. A interpretação de Sandra Bullock é bastante crível, suas expressões (ou falta delas) é o que dá vida a Ruth, uma mulher que permaneceu presa por 20 anos, carregando um segredo assustador que, se fosse revelado antes, poderia mudar todo o curso de sua história de vida.

De uma maneira geral, Imperdoável é um ótimo filme, mas não agrada todos os públicos. É um filme de sensibilidade que somente os mais sensíveis conseguem captar todas as suas nuances. O desfecho, ao meu ver, finalizou perfeitamente a história contada. Ambas encontraram o que buscavam, gratidão e redenção.

Ficha técnica

Título original: The Unforgivable
Duração: 112 minutos
Gênero: Drama, Policial
Classificação indicativa14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2021