Noite Silenciosa (2017): Natal na Polônia - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 12, 2021

Noite Silenciosa (2017): Natal na Polônia

Noite Silenciosa é uma comédia dramática de Natal do diretor polonês Piotr Domalewski que co-escreveu o roteiro ao lado de Helena Szoda-Wozniak.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Elenco em cena no filme "Noite Silenciosa"

Sinopse- A história se passa na véspera de Natal. Conhecemos Adam (Dawid Ogrodnik), um jovem polonês que retorna da Holanda para passar o Natal com sua família e sua noiva grávida, Ásia (Milena Staszuk). 

Adam está tentando recomeçar na Polônia, mas para isso precisa de recursos financeiros e vê na venda da propriedade do avô (Pawel Nowisz), a solução perfeita para seus problemas. No entanto, para conseguir vender a casa ele precisa da aprovação do irmão Pawel (Tomasz Zietek) e da irmã Jolka (Maria Debska).

A família de Adam é praticamente toda disfuncional. Ele tem sérias desavenças com o irmão Pawel. Jolka é controlada pelo marido dominador Marcin (Tomasz Schuchardt). O pai deles, Adão (Arkadiusz Jakubik), é um alcoólatra em processo de recuperação que sente-se culpado por ser ausente. Teresa (Agnieszka Suchora), é a mãe, uma mulher sofrida que faz tudo para manter a família unida. Mas conforme o dia avança, segredos obscuros da família vão vindo a tona.

O espírito de Natal passou longe

Noite Silenciosa está longe de ser uma comédia dramática, o que vi foi um drama familiar intenso sobre uma família problemática repleta de segredos, abuso doméstico e dificuldade de dialogar. É um filme de Natal bastante triste, a realidade agridoce da vida é exposta com bastante veracidade. Terminei de assistir com um amargor na boca, queria que as coisas fossem diferentes para aquela família de polacos, foi uma véspera de Natal recheada de atritos para todos eles.

O filme é bem feito, com um roteiro simples e direto e um elenco competente. Noite Silenciosa apresenta uma história densa, inquietante e realista, mas não espere ver o espírito de Natal nessa obra.

Ficha técnica

Título original: Cicha noc
Duração: 100 minutos
Gênero: Comédia, Drama
Classificação: 14 anos
País de origem: Polônia
Ano de lançamento: 2017