Assédio Mortal (1993): sobre violência contra a mulher - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, dezembro 15, 2021

Assédio Mortal (1993): sobre violência contra a mulher

Assédio Mortal é um suspense psicológico do diretor Michael Switzer. O roteiro de Frank Abatemarco é baseado na história real de Richard Farley, ex-funcionário da ESL Incorporated que desenvolveu uma obsessão doentia pela colega de trabalho, Laura Black, que terminou em um assassinato em massa de vários colegas de trabalho na sede da ESL na Califórnia. 

Assédio Mortal
Brooke Shields em cena no filme "Assédio Mortal"

O filme acompanha Laura Black (Brooke Shields), uma jovem bonita e determinada que aceita o emprego na empresa Kensitron Electronics International no Vale do Silício, Califórnia. Enquanto visita seu novo local de trabalho, ela conhece Richard Farley (Richard Thomas), funcionário de longa data da empresa. Ele fica fissurado na garota e a convida para um evento, Laura educadamente recusa o convite.

Nos dias que se seguem, Richard continua fazendo convites a Laura, que sempre recusa. Até que certo dia ela lhe diz que o relacionamento entre eles é e sempre será somente profissional. Richard fica extremamente frustrado, mas não desiste de tentar conquistá-la. A paixão que ele sente por Laura torna-se doentia, colocando a vida dela e de todos ao redor em perigo. 

Tema assustadoramente atual

Assédio Mortal conta a história verídica sobre uma paixão obsessiva de um homem por sua colega de trabalho, culminando em um assassinato em massa ocorrido em 1988. Mesmo sendo um filme feito para a TV, é bem produzido e com um desfecho atordoante. Poucos filmes conseguem abordar a temática de violência contra a mulher com tamanha intensidade. Terminei de assistir bastante assustada, a gente acaba se colocando no lugar de Laura Black e sofremos junto com ela.

As atuações são convincentes. Richard Thomas está ótimo no seu papel, na primeira metade do filme, o ator entrega um personagem amável de certa forma, um pouco insistente, mas nada que nos deixe apreensivos. A partir do momento que o personagem mostra sua verdadeira índole, ficamos paralisados diante de tanta frieza. Por outro lado, Brooke Shields dá vida e coração a sua personagem, Laura era uma jovem sonhadora que teve sua vida despedaçada por um homem que não aceitava um "não". 

Embora seja um filme do Lifetime, Assédio Mortal é um ótimo filme sobre violência contra a mulher, um assunto assustadoramente atual.

Ficha técnica

Título original: Stalking Laura
Duração: 92 minutos
Gênero: Suspense, Drama, Terror
Classificação etária16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1993