Filme: Yara (2021) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, novembro 08, 2021

Filme: Yara (2021)

"Yara" é baseado na chocante história real do desaparecimento e assassinato de Yara Gambirasio, uma adolescente italiana de apenas 13 anos de idade que foi morta no final de novembro de 2010. Lançado em 2021, o filme contou com a direção de Marco Tullio Giordana a partir do roteiro escrito por Graziano Diana.


Era 26 de novembro de 2010, Yara (Chiara Bono) foi até o centro esportivo que ficava 700 metros de sua casa, na volta, ela desaparece misteriosamente. Sua mãe, Maura (Sandra Toffolatti) começa a ficar preocupada, ela vai até o centro esportivo na esperança que a adolescente esteja por lá. Algumas horas depois, vemos Fulvio (Mario Pirrello), pai de Yara, na delegacia registrando o boletim de desaparecimento da filha. 

Imediatamente, o marechal Garro (Thomas Trabacchi) convoca a promotora Letizia Ruggeri (Isabella Ragonese) para iniciar a investigação sobre o desaparecimento da garota. Conforme as horas passam, o desespero dos pais de Yara aumenta. A imprensa começa a noticiar o desaparecimento, deixando o país todo em aflição, as buscas se intensificam, todos aguardam ansiosos por notícias boas, que não vem.

Três meses se passam, até que Yara é encontrada morta. A única pista que pode levar até o assassino é a análise do DNA encontrado nas roupas da vítima. Letizia organiza uma operação nunca antes vista na Itália, uma coleta de DNA de dezenas de milhares de pessoas. Quando a promotora está perdendo a esperança de encontrar o assassino, a amostra do DNA de Ester Arzuffi revela que ela é mãe do criminoso. Uma nova operação é montada até que em 2014, finalmente Massimo Giuseppe Bossetti (Roberto Zibetti) é preso.

Não costumo revelar partes do enredo de um filme, mas se tratando de "Yara" foi impossível escrever sem passar spoiler. Mas o interessante desse filme é acompanhar o caminho tortuoso pelo qual as evidências de DNA levaram os investigadores até a mãe do assassino, antes mesmo que pudessem localizá-lo. 

A determinação da promotora em solucionar o crime é emocionante. Mesmo sendo acuada por parte dos políticos, da imprensa e da própria sociedade, ela nunca desistiu de encontrar a verdade. Enquanto assistia, pensava, não existe crime sem solução, o que existe são investigadores que desistem de procurar evidências, muitas vezes por falta de incentivo financeiro por parte dos governantes. 

"Yara" é um ótimo filme criminal. A história, mesmo sendo resumida te mantem atento a cada detalhe da investigação. Também há um bom equilíbrio entre a parte dramática e a importância da Polícia Investigativa e Científica. Não é uma obra-prima, mas o filme entrega o que promete, deixando qualquer pessoa que ainda acredita na justiça, de alma lavada. 

Duração: 96 minutos
Categorias: Policial, Drama
Classificação: 14 anos
Yara (2021)

AFLITIVO; DOLOROSO; REALISTA