Cidade de Gelo (2020): um conto de fadas em São Petersburgo - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, setembro 10, 2021

Cidade de Gelo (2020): um conto de fadas em São Petersburgo

Cidade de Gelo é um melodrama histórico russo que aposta na magia dos contos de fadas e traz ao público uma história de amor convincente que se passa na bela São Petersburgo às vésperas da modernização. Foi dirigido por Michael Lockshin e o roteiro de Roman Kantor foi baseado no romance Hans Brinker, ou The Silver Skates de Mary Mapes Dodge.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Fedor Fedotov e Sonya Priss em cena no filme "Cidade de Gelo"

Sinopse - O ano é 1899. Matvey (Fedor Fedotov) está tentando entregar uma torta, mas é impedido de passar porque a rua foi fechada para passagem da aristocracia russa. Ele acaba perdendo o emprego. Indignado com a situação, Matvey acaba aceitando a proposta de Alex (Yuriy Borisov), o líder de um grupo de batedores de carteira que atua na feira do gelo. Desse momento em diante somos imergidos na beleza invernal de São Petersburgo. 

Matvey é um jovem pobre, seu maior tesouro é o par de patins de prata herdados de seu pai, um acendedor de lampiões que mesmo muito doente, acende todas as noites 50 lampiões, que devem ser apagados antes dos primeiros raios do sol.

Desesperado por dinheiro para pagar o tratamento do pai, o rapaz entra em contato com uma sociedade secreta de marxistas, jovens que se "apropriam" das carteiras dos aristocratas como forma de diminuir a desigualdade social. Matvey fica fascinado com esse mundo onde o dinheiro vem fácil, mas seu pai desaprova e numa discussão acalorada, o jovem decide sair de casa.

Certa noite, Matvey invade a sacada de Alice (Sonya Priss), herdeira da aristocracia russa, assustando-a. Alguns dias depois do ocorrido, os dois voltam a se encontrar no baile de máscara no famoso palácio de inverno da cidade. Alice percebe que Matvey rouba carteiras e relógios dos convidados e vê nisso uma oportunidade para se matricular nos Cursos de Bestujev, onde o egresso de uma mulher necessitava de uma permissão do marido ou tutor. Ela o intima a se apresentar como seu marido na universidade.

Os planos de Alice acabam frustrados, mas a proximidade com Matvey faz surgir uma linda história de amor. Enquanto o jovem casal tenta viver sua paixão, os espectadores acompanham um pouco da Rússia pré-revolucionária. O filme mostra contrastes marcantes entre o estilo de vida luxuoso dos milionários e os que buscam arduamente apenas sobreviver, os aristocratas tinham todos os privilégios, enquanto o povo vivia à margem da sociedade (algo bastante atual, não apenas na Rússia). 

Fábula russa exuberante 

Cidade de Gelo é um filme mágico, envolvente e delicioso de assistir. O enredo não tem nada de original, podendo ser considerado um clichê (um rapaz pobre que se tornou um batedor de carteiras encontra uma donzela aristocrata e a salva de um casamento arranjado para que ela possa seguir uma carreira científica em Paris),  mas as cenas de ação e os cenários deslumbrantes (dignos de contos de fadas) tornam Cidade de Gelo um filme único.

O filme também levanta questões de desigualdade social, política, religião, igualdade de gênero, amizade, relações familiares, honra, amor e traição, aceitação e rejeição pela sociedade. Mas acima de tudo, Cidade de Gelo é sobre olhar sempre para frente, sem arrependimentos ou amarguras. São mais de duas horas de película que passam voando.

Tudo funciona muito bem neste filme, o elenco é talentoso, a fotografia hipnotizante, a direção é segura, a história é convincente e a atmosfera é carregada de um magnetismo impar. Cidade de Gelo é agradável do início ao fim, um filme digno de ser assistido e recomendado.

Ficha técnica

Título original: Silver Skates
Duração: 137 minutos
Gênero: Romance, Aventura, Drama, Histórico, Família
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Rússia
Ano de lançamento: 2020