Filme: Censor (2021) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, setembro 16, 2021

Filme: Censor (2021)

"Censor" é um filme de terror britânico dirigido por Prano Bailey-Bond que co-escreveu o roteiro com Anthony Fletcher. Teve sua estreia no Festival de Cinema de Sundance de 2021. 

A história se passa em 1985. Conhecemos Enid Baines (Niamh Algar), uma censora de filmes que trabalha para o British Board of Film Classification durante o auge da polêmica Video Nasty. Ela é bastante respeitada pelos colegas de trabalho devido seu rigor em recomendar que o conteúdo violento seja cortado ou banido.

Enid carrega um passado sombrio, Nina, desapareceu quando as duas eram crianças. Seus pais acreditam que a menina está morta, mas Enid está convencida de que sua irmã está simplesmente desaparecida. 

A saúde mental de Enid vem sendo prejudicada devido a enorme quantidade de vídeos violentos que assiste, e para piorar a situação, a censora é "acusada" de ser a responsável por um crime que teve inspiração em um dos vídeos liberados por ela.

Quando Enid é convidada pelo produtor de cinema, Doug Smart (Michael Smiley), para assistir um filme antigo do diretor de terror chamado Frederick North (Adrian Schiller), ela percebe que os eventos retratados são semelhantes às suas memórias do desaparecimento da irmã. Enid então adquire uma cópia de um de seus filmes proibidos e nota uma incrível semelhança da protagonista do filme, Alice Lee (Sophia La Porta ) com sua irmã desaparecida. A partir desse momento a saúde mental da censora se deteriora assustadoramente.

Puramente artístico


"Censor" não é nenhuma obra-prima do horror, mas é um filme bem feito que traz um pouco de originalidade ao gênero. Com uma premissa básica, o filme mostra como o trabalho de censurar filmes pode afetar a saúde mental do censor. Assistir um filme de terror (com cortes) nunca será a mesma coisa que assistir um vídeo cru. Não é surpresa constatar que as cenas vistas nos vídeos pudessem entrar na mente dos censores.

O filme se divide em dois mundos, no primeiro temos a realidade da personagem (seu trabalho de censora e seus drama pessoais) e no segundo temos os sonhos - ou pesadelos. Quando esses dois mundos se entrelaçam, a protagonista perde o controle de sua vida e embarca rumo a uma jornada sem volta. "Censor" não é um filme confuso, apenas exige um pouco mais de atenção para não perder nenhum detalhe.

"Censor" traz uma atmosfera que lembra os giallos (filmes italianos de terror) com iluminação colorida saturada. O enredo é bem construído, apresenta uma perspectiva de como os censores viviam e lidavam com os conteúdos extremos que eles tinham que assistir como um trabalho. 

A pressão do público também era um fator decisivo. Na época, muitas pessoas acreditavam que as cenas violentas mostradas nos vídeos fossem as razões do aumento dos índices de criminalidade no Reino Unido.

É puramente artístico, também é um suspense psicológico com pitadas de horror, tem cenas fortes, mas nada que seja grotesco, fato que pode desagradar alguns fãs do gênero. De uma maneira geral, "Censor" é um filme interessante que aborda um tema atemporal.

Duração: 84 minutos
Categorias: Terror, Mistério
Classificação: 12 anos
Filme: Censor (2021)
TENSO; INSTIGANTE