Filme: Lolita (1997) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, julho 01, 2021

Filme: Lolita (1997)

 Apesar da polêmica que causou na época do lançamento, "Lolita" é um filme sensível e maduro, que induz o espectador a refletir sobre um romance inadequado e condenado que leva a um desfecho trágico. 

A direção brilhante de Adrian Lyne nos obriga a ver a jovem Lolita pelos olhos de Humbert, sentimos sua tristeza e obsessão e nos tornamos co-conspiradores de seu crime. O roteiro de Stephen Schiff foi inspirado no romance homônimo de Vladimir Nabokov. O lançamento aconteceu em 1997. Há outra adaptação que foi dirigida Slanley Kubrick, em 1962.


A história se passa em 1947. O professor Humbert (Jeremy Irons), vai lecionar literatura francesa numa pequena cidade da Nova Inglaterra. Ele aluga um quarto na casa da viúva Charlotte Haze (Melanie Griffith), mas ao ver a filha da viúva, fica loucamente encantado com a garota por lembrar um amor perdido durante a adolescência.

A garota se chama Lolita  (Dominique Swain) e tem apenas 14 anos de idade. A obsessão de Humbert é tão grande que para ficar próxima dela, ele se casa com Charlotte, mesmo não suportando estar perto dela. A atração que o professor sente por Lolita é devastador, domina seus pensamentos e seu coração. 

Certo dia, Charlotte descobre seu marido é obcecado por sua filha, ela sai de casa desesperada e acaba sofrendo um atropelamento. Lolita, que se encontrava em um acampamento de férias, recebe a trágica notícia e volta para casa com Humbert

O professor resolver fazer uma viagem com Lolita e fala para todos que ela é sua filha, no entanto, a garota se comporta como sua amante, isso acaba despertando atenção de todos. Apesar dos boatos, Humbert não hesitava em viver esse doentio, porém, Lolita tinha outros planos para sua vida, planos estes que gerariam consequências trágicas para ambos.

"Lolita" é um filme que atrai e causa repulsa. É uma faca de dois gumes que mostra em detalhes os dois lados da história. De um lado está Humbert, um homem obcecado em reviver sua história da adolescência e sua atração pela enteada se transforma em loucura. 

Do outro lado está Lolita, uma menina se descobrindo como mulher. Uma garota que nada tinha de ingênua e sabia usar seu poder de sedução como poucas mulheres.

Não considero "Lolita" como uma propaganda à pedofilia. Apesar do tema ser pesado, vejo mais como um retrato dramático sobre as consequências trágicas que um relacionamento complexo pode ocasionar na vidas das pessoas envolvidas. No geral, "Lolita" é um filme melancólico sobre desejo e solidão.

Duração: 137 minutos
Categorias: Drama, Romance
Classificação: 16 anos
Lolita (1997)

POLÊMICO; OUSADO; MELANCÓLICO