Sr. Ninguém (2009): sobre as possibilidades das escolhas - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, julho 15, 2021

Sr. Ninguém (2009): sobre as possibilidades das escolhas

Sr. Ninguém é um filme ótimo de ficção científica escrito e dirigido por Jaco Van Dormael. O enredo desperta reflexões sobre as escolhas que feitas ao longo da vida e suas consequências.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Jared Leto em cena no filme "Sr. Ninguém"

Sinopse - A história se passa em um futuro não muito distante. Conhecemos Nemo Nobody (Jared Leto), ele se encontra em algum lugar no futuro, onde é o único mortal vivo no meio de humanos imortais, Nemo está com 118 anos de idade e participa de um reality show que mostra como era a vida na sua época. As pessoas imortais querem saber como era a vida das pessoas mortais.

No entanto, Nemo não enxerga na própria vida o sentido que as outras pessoas tanto buscam e, apesar de guardar muitas lembranças do passado, não sabe bem quem é, porque passou boa parte de sua vida acreditando que são as ações definem o futuro, isso na verdade é uma grande controversa.

Na infância, Nemo falava para todos sobre seu dom de enxergar o futuro e apagar o passado por completo, deixando muitas pessoas intrigadas, inclusive seu pais. Ele condicionou suas escolhas na crença de que seria capaz de impedir alguns acontecimentos. 

Nemo passou a maior parte de sua vida sem fazer nenhuma escolha. Agora que se encontra em idade avançada, ele não consegue descobrir quem é de verdade e isso se deve ao fato de nunca ter coragem suficiente para tomar decisões. Certas ou erradas, cada decisão iria ajudar a descobrir sua verdadeira identidade.

Uma carta de amor ao universo

Em Sr. Ninguém assistimos o personagem vivenciando como seria sua vida se tivesse feito algumas escolhas. Várias situações se repetem ao logo da trama, mas todas são de maneiras diferentes. Muitas pessoas confundiram essas situações como 'viagens no tempo', confesso que nos primeiros minutos também pensei que fosse isso, mas à medida que adentrei na trama, percebi que se tratava de abstrações da mente fantasiosa de Nemo, que a todo momento tenta imaginar as consequências das suas escolhas.  

Em cada uma dessas reconstruções, Nemo escolhe ficar com um dos pais (após o divórcio), e casa com uma mulher diferente. Qual destas vidas seria a certa? Qual é a vida que Nemo Nobody viveu de verdade? Em qual dessas vidas ele seria realmente feliz? O filme propõe estes e vários outros questionamentos ao espectador.

Cada mudança de direção do personagem depende de uma decisão, de uma escolha, certa ou errada, grande ou pequena, e assim ele vai construindo a sua identidade neste mundo. Assim é na vida real, tudo necessita de uma decisão, mas nem sempre são escolhas fáceis de fazer, justamente por não sabermos as implicações futuras. Afinal, tudo permanece possível até fazer uma escolha. 

Sr. Ninguém é um filme longo, mas não é cansativo em nenhum momento. O roteiro bem elaborado e "amarradinho" faz com que a história avance de maneira bastante agradável. O elenco comprometido consegue transmitir veracidade, por mais estranha que a história pareça ser. O filme também é lindamente filmado e a trilha sonora é daquelas que ficam para sempre na memória.

Por fim, Sr. Ninguém é uma excelente ficção científica, mas acima de tudo é um filme humanista. Sua mensagem nos faz compreender a importância que temos na vida dos outros e o quanto nossas escolhas podem afetar outras vidas.

Ficha técnica

Título original: Mr. Nobody
Duração: 141 minutos
Gênero: Ficção Científica, Fantasia, Romance
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: França, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos da América, Reino Unido, Luxemburgo, Canadá
Ano de lançamento: 2009