Filme: Maníaco (2012) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, julho 02, 2021

Filme: Maníaco (2012)

 À primeira vista, "Maniac" pode ser um filme carregado de cenas violentas e desagradáveis, mas se analisarmos mais a fundo, percebemos que também é um drama extremamente triste. Foi lançado em 2012 e contou com a direção de Franck Khalfoun a partir do roteiro de Alexandre Aja e Grégory Levasseur. O filme é um remake do clássico de terror "O Maníaco" de 1980.


Conhecemos Frank (Elijah Woo), ele vive em uma antiga loja de manequins em Los Angeles, que pertencia à sua mãe e se dedica a restaurar os manequins acrescentando-lhes um toque especial: o couro cabeludo que ele próprio escalpela de mulheres reais.

Sua obsessão convive em meio a lembranças da mãe, que o atormentam constantemente - ele era abusado por ela na infância. Solitário, Frank acaba criando uma relação muito forte com Anna, (Nora Arnezeder) uma jovem fotógrafa francesa que lhe pede ajuda para uma exposição. 

Eles se tornam amigos. Conforme a amizade deles se desenvolve e a obsessão de Frank aumenta, fica claro que ela desencadeou uma compulsão há muito reprimida.

"Maníaco" é um filme pesado que não indico para pessoas impressionáveis. Junto com o horror sangrento há momentos bem tensos. A maior parte do filme é filmada em primeira pessoa, ou seja, acompanhamos todos os fatos pela perspectiva do assassino. As cenas do maníaco perseguindo as mulheres são assustadoras. É perturbador ver como ele observa suas vítimas, seguindo-as, analisando a rotina delas até o momento que as ataca. 

Filme: Maníaco (2012)
Outro ponto bastante perturbador do filme é ver como abusos sofridos na infância moldam o adulto e limitam sua maneira de ver outras pessoas. O protagonista sofre de transtornos psicológicos graves que provavelmente surgiram devido os abusos sofridos por parte da sua mãe. Ao se tornar adulto, ele deixa aflorar seus impulsos sádicos e agressivos torturando e punindo as mulheres com uma forma de ser amado por sua mãe, isso fica claro devido as constantes lembranças que o atormentam.

"Maníaco" não é um filme fácil de assistir, não posso dizer que gostei porque é sádico demais para o meu gosto. Mas é um filme bem feito, com boas atuações e uma história que certamente irá empolgar quem gosta desse estilo de terror.

TENSO; VISCERAL; SÁDICO; PERTURBADOR

Duração: 89 minutos

Categorias: Terror, Thriller

Classificação: 18 anos