Filme: Sombras de Goya (2006) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, maio 28, 2021

Filme: Sombras de Goya (2006)

"Goya's Ghosts" é uma verdadeira aula de história sobre fatos que nos deixam enojados e revoltados. Fatos estes, que aconteceram na Europa, mais precisamente na Espanha, durante as Guerras Napoleônicas. Dirigido por Miloš Forman, mesmo diretor de grandes sucessos como "Amadeus" e "Um Estranho no Ninho", o filme contou com roteiro de Jean-Claude Carrière. O lançamento aconteceu em 2006.

A história se passa na Espanha, entre 1792 - 1809. O pintor espanhol Francisco Gaya (Stellan Skarsgård) é famoso por fazer pinturas com conteúdo perturbador, deixando a Realeza Espanhola e o Clero em situações constrangedoras.

Em certa ocasião, o Padre Lorenzo (Javier Baldim) solicita um retrato seu feito por Goya. No ateliê de Goya, o padre vê a pintura da jovem Inês Bilbatua (Natalie Portman), uma bela adolescente de 16 anos, filha de comerciantes muito ricos na região.

No entanto, o padre fica fascinado pela beleza da jovem. Logo, a garota é presa pela Inquisição, acusada de praticar rituais de judaísmo, apenas por se recusar a comer carne de porco em uma festa em que havia espiões da Santo Ofício.

Inês é interrogada e posteriormente, torturada e mantida presa num calabouço. Francisco Goya tenta ajudar a moça pedindo colaboração do Padre Lorenzo. 

Tomas (José Luiz Gómes) pai da jovem convida Gaya e Lorenzo para um jantar em sua casa, ele oferece uma oferta generosa para que sua filha seja libertada. Durante este jantar, o pai e os irmãos de Inês torturam e ameaçam o padre, obrigando-o a assinar uma confissão que seria revelado para todos, inclusive o Clero, caso sua filha não fosse solta.

Entretanto, sem poder fazer absolutamente nada para ajudar a garota, o padre acaba cometendo atos escusos, aumentando a desgraça de ambos. Após ser banido pelo Clero e ameaçado pela família de Inês, o padre foge para a França, lá ele conhece os ideais revolucionários dos franceses, ficando deslumbrado com Voltaire e outros filósofos. 

Quinze anos se passam, Inês permanece presa nos calabouços do Santo Ofício e Goya perde totalmente a sua audição, ficando atormentado pelos fantasmas do seu passado. A revolução francesa chega à Espanha prometendo liberdade, mas que na verdade, maltratava ainda mais aquele povo sofrido.

O Padre Lorenzo volta, mas agora ele é um Juiz dos Direitos dos Cidadãos e ao reencontrar Goya, descobre resquícios do seu passado nebuloso como um inquisidor. Ele então tentará ocultar da nova família e da sociedade, a filha que teve enquanto ainda era padre, ressaltando toda a sua hipocrisia. 

Goya tenta ajudar sua amiga Inês a recuperar um pouco da dignidade perdida durante os anos que ficou presa, mas os horrores da guerra e a falta de respeito do clero com as pessoas, colocam ainda mais fantasmas na vida do pintor.

Relatos históricos horripilantes


A opressão, seja esta em nome da razão, política ou fé, resulta em insanidade e morte, e é exatamente isto que vemos em "Sombras de Goya", uma junção de relatos históricos horripilantes, praticados por homens que se julgavam ser a voz da verdade e o poder de Deus aqui na Terra. 

No decorrer da trama, vemos algumas obras de arte de alta categoria como 'O Jardim das Delícias' de Bosch e 'As Meninas' de Velázquez, dois grandes pintores espanhóis. Além de várias pinturas de Goya.

Com roteiro bem amarrado, história envolvente, direção impecável, excelentes atuações e figurinos condizentes com aquele período negro que a humanidade viveu. "Sombras de Goya" é um excelente filme para quem gosta de cinema, cultura, história e arte. Retratando de forma envolvente e dolorosa um período turbulento que a humanidade viveu.

Duração: 113 minutos
Categorias: Biografia, Histórico, Drama
Classificação: 14 anos
Sombras de Goya (2006)
REVOLTANTE; AFLITIVO; DOLOROSO