Filme: Silenciadas (2020) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, maio 01, 2021

Filme: Silenciadas (2020)

"Akelarre" é um excelente drama histórico ambientado na Inquisição Espanhola e apresenta uma poderosa crônica sobre o fanatismo religioso. A abordagem que o diretor argentino Pablo Agüero faz do acontecimento histórico é riquíssima em detalhes. O roteiro assinado por Agüero e Katell Guillou te convida a viajar para um período horripilante da história. Foi lançado em 2020 e venceu cinco prêmios Goya (óscar espanhol).

No início do século XVII, um grupo de inquisidores liderados pelo juiz investigador Rostegui (Alex Brendemüh) e seu Conselheiro (Daniel Fanego) chegaram a uma vila de pescadores no País Basco. O inquisidor ordena a prisão da jovem tecelã Ana (Amaia Aberasturi), assim como suas amigas Katalin (Garazi Urkola), María (Yune Nogueiras), Maider (Jone Laspiur), Olaia (Irati Saez de Urabain) e Oneka (Lorea Ibarra).

As jovens são acusadas de praticarem bruxaria pelo simples fato de dançar na floresta. Rostegui acredita que as seis mulheres fizeram uma missa negra para adorar Lúcifer e tenta forçá-las a revelar seus segredos demoníacos.

As garotas, lideradas por Ana, exibem uma espontaneidade totalmente racional, fingem entoar a missa negra quando na verdade estão cantando canções folclóricas bascas. A intenção delas é atrasar suas execuções até que os homens da vila retornem do mar.

As duras cenas de cativeiro, interrogatórios e torturas são fortes, porém o verdadeiro horror é psicológico. Rostegui distorce suas palavras para implicar culpa, mesmo o que elas não disseram é usado para incriminá-las. 

Sátira sobre a estupidez do fanatismo religioso


"Silenciadas" é um filme interessante, porém pesado. O enredo retrata com precisão a dura realidade das mulheres no período da inquisição. Ser mulher nos dias atuais ainda não é fácil, mas já foi bem pior. Homens machistas e misóginos usavam o poder que a igreja lhes dava para transformar a vida das mulheres em um verdadeiro inferno. 

Os inquisidores, com suas mentes sádicas, capturavam e torturavam mulheres inocentes e as transformavam em bruxas perante a sociedade, por fim as lançavam na fogueira para satisfazer seus instintos mais perversos. "Silenciadas" não é um filme confortável de assistir, vai te deixar inquieto e revoltado em diversos momentos. Naquela época havia apenas um resultado de "julgamento" para as acusadas ​​- a morte.

O filme também é uma ótima sátira sobre a ridícula histeria em relação as bruxas e a estupidez do fanatismo religioso. Mostra claramente como é fácil enganar alguém que acredita cegamente em algo. "Silenciadas" foi um filme que funcionou muito bem comigo. A fotografia lindíssima remete à atmosfera sombria da época e a trilha sonora deixa o filme ainda mais impactante. 

O roteiro bem construído e a direção segura nos revela em que corpos habitavam os espíritos maléficos. Assista, mas assista de mente aberta, só assim conseguirá aproveitar todas as nuances que a obra oferece.

Duração: 92 minutos
Categorias: Drama, Histórico, Aventura
Classificação: 16 anos
Filme: Silenciadas (2020)
INQUIETANTE; OPRESSIVO; PUNGENTE