Filme: Ao Cair da Noite (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 28, 2021

Filme: Ao Cair da Noite (2017)

De antemão adianto, "Comes at Night" é um dos filmes que mais gostei do ano de 2017. A crescente tensão e a angústia que o filme causou em mim foram os principais motivos para assinalar como favorito. O roteiro é simples, não tem muita originalidade, mas tem um clima claustrofóbico envolvente e perturbador. Terminei de assistir com uma sensação de desconforto indescritível. "Comes at Night" é um filme de terror psicológico lançado em 2017. Foi escrito e dirigido por Trey Edward Shults.

A trama começa com Paul (Joel Edgerton) e seu filho Travis (Kelvin Harrison Jr) abrindo uma clareira no meio da floresta. Ambos usam máscaras de oxigênio e roupas de proteção. Em seguida presenciamos a morte de um idoso da família, vítima de uma doença misteriosa.

A fumaça resultante da queima do corpo atraí Will (Christopher Abbott). Logo que o visitante inesperado aparece, Paul trata de amarrá-lo a uma árvore para observar se há ou não sinais de contágio. E é a partir desse ponto que o espectador se dá conta que algo assustador ocorreu com a humanidade. 

O patriarca faz tudo que está ao seu alcance para proteger sua família, incluindo a esposa Sarah (Carmen Ejogo), seu filho Travis e o cão da família, Stanley. 

Passados alguns dias, Paul vê que Will não está infectada e o libera, então o visitante o convence a buscar sua família que encontra-se há alguns quilômetros dali. Paul cede. Will é casado com Kim (Riley Keough), eles tem um filho, Andrew (Griffin Robert Faulkner).

Ao abrir às portas de sua casa para a família de Will, Paul passa suas regras, dentre elas estão: jamais sair a noite e em hipótese alguma abrir a porta vermelha. Localizada nos fundos da residência rural, ela é um dos poucos acessos à área externa. Através dos pesadelos de Travis é que recebemos informações sobre o quão terrível o mundo se tornou...

Se está buscando um filme com reviravoltas, momentos com explosões de ação, sustos fáceis e violência estrema, fique longe de "Ao Cair da Noite". Esse filme é terror sugestivo, bem ao estilo de "A Bruxa". É um filme de sutilezas, o enredo vai muito além do suspense/terror, abrindo o leque das fragilidades humanas diante do desconhecido. 

"Ao Cair da Noite" vai na contramão daquilo que o cinema de horror prioriza, esse filme aposta no mistério, na luta pela sobrevivência e no desespero crescente, principalmente por não ter nenhuma informação de onde vem o perigo. 

O medo que permeia toda a obra deixa o espectador tão paranoico quanto os personagens.  As ameaças estão ali, por perto, invisíveis, não sabemos quais são, só sabemos que são reais e com um poder destrutivo considerável.

Duração: 91 minutos
Categorias: Terror, Mistério
Classificação: 14 anos
Filme: Ao Cair da Noite (2017)

PERTURBADOR; AFLITIVO; VISCERAL