Filme: Sete Homens e Um Destino (1960) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, maio 22, 2021

Filme: Sete Homens e Um Destino (1960)

"The Magnificent Seven" é um dos maiores clássicos de western. Lançado em 1960, o filme trata de uma refilmagem de "Os Sete Samurais", um dos mais importantes filmes da história do cinema e um dos maiores clássicos do mestre japonês Akira Kurosawa. Foi escrito por Walter Newman e William Roberts e dirigido por John Sturges, este western recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora.

A história se parra em um pequeno vilarejo mexicano, os habitantes sofrem constantes ataques de um bando de pistoleiros liderados pelo temido Calvera (Eli Wallach). Cansados de serem saqueados, alguns moradores locais que não têm armas e muito menos temperamento violento viajam até a fronteira, onde encontram Chris (Yul Brynner) e Vin (Steve McQueen), dois pistoleiros desempregados.

Após uma breve conversa, os dois pistoleiros aceitam o emprego, não pelo dinheiro mas pela aventura, a reunir mais cinco outros foras-da-lei, e entram para o grupo: Lee (Robert Vaughn), Harry Luck (Brad Dexter), Britt (James Coburn), Bernardo O'Reilly (Charles Bronson) e Chico (Horst Buchholz).

Com o grupo formado, os heróis incontestáveis partem para defender os indefesos camponeses da violência de Calvera. A vitória parecia assegurada. Contudo, Calvera não desiste facilmente e volta ao povoado, obrigando Chris e seus companheiros a lutarem até a morte para salvar os habitantes da pequena cidade.

O roteiro é simples, porém, a primeira coisa que chamou minha atenção neste clássico foi a fotografia, "Sete Homens e Um Destino" tem enquadramentos perfeitos, as paisagens do Velho Oeste são um deleite para os olhos. Seguido é claro por uma trilha sonora marcante e inesquecível, bem clássica como um bom faroeste exige. 

Quem assistiu o filme de Akira Kurosawa sabe que muita coisa foi deixada de fora, principalmente a questão do desenvolvimento de cada personagem, mas isso não afeta o filme pois trata-se de pistoleiros, que geralmente não possuem boas histórias em seus currículos de vida. 

"Os Sete Samurais" possui mais três continuações que ainda não assisti, mas penso que foram feitas desnecessariamente. Embora não seja tão profundo quanto o filme japonês, "Sete Homens e Um Destino" é um western prazeroso de assistir, onde tudo ocorre no tempo certo. 

Duração: 128 minutos
Categorias: Faroeste, Ação, Aventura, Clássico
Classificação: 12 anos
Filme: Sete Homens e Um Destino (1960)

TENSO; INQUIETANTE