sábado, maio 08, 2021
Filme: Querido John (2010)
"Dear John" é um romance de guerra lançado em 2010. O roteiro de Jamie Linden foi baseado no livro de mesmo nome, escrito por Nicolas Spakes. A direção ficou a cargo de Lasse Hallström.
"Querido John"... foi assim que teve início a carta que partiu um coração e mudou para sempre o destino de duas pessoas. O jovem John Tyree (Channing Tatun) ingressa nas Forças Armadas depois de uma difícil convivência com seu pai, o Sr. Bill Tyree (Richard Jenkins) sempre foi um homem solitário, de poucas palavras, que tinha uma grande paixão por moedas antigas.
John aproveita sua primeira licença para visitar seu pai em Wilmington e acaba conhecendo Savannah Curtis (Amada Seyfried), uma universitária idealista que estava passando férias na cidade.
Savannah promete a John que esperará ele concluir seus deveres militares para que enfim possam ficar juntos. Quando John retorna às Forças Armadas, eles passam a se comunicar por telefonemas intermináveis e inúmeras cartas de amor, onde expressavam seus sentimentos e compartilhavam a saudade que um sentia do outro.
Na sua segunda licença, John nem vê a hora de reencontrar a amada, mas percebe algo diferente, a vida de Savannah está em outro ritmo, no entanto, o amor deles contínua intenso e sincero. John retorna para os seus últimos seis meses no serviço militar, durante esse tempo ele procura estar mais presente (mesmo a distância) e suas ligações são mais frequentes. Mas acontece algo que ninguém poderia prever, o atentado de 11 de setembro mudaria para sempre a história desse jovem casal...
E agora qual sentimento falará mais alto em John? O patriotismo e a dedicação a sua profissão ou o amor e o anseio de ficar ao lado de Savannah? E esse amor que Savannah sente por ele vai suportar mais essa provação?
"Querido John" apresenta uma história muito bonita que encanta, emociona e nos induz a refletir sobre altruísmo, esse nobre sentimento que ainda é pouco comentado. O filme é um romance clichê [se existem romances não clichês eu desconheço], mesmo assim surpreende por trazer um desfecho diferente do qual imaginávamos.
Por ser tratar de um romance não é tão meloso e sendo um drama de guerra não é tão pesado, tudo em "Querido John" foi planejado para entregar ao público uma história na medida certa.
"O que é verdadeiro não vai. O que é verdadeiro, permanece."
AGRADÁVEL; EMOTIVO
Duração: 108 minutos
Categorias: Drama, Romance, Guerra
Classificação: 12 anos