Rua das Almas Perdidas (1947): um noir instigante - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, maio 09, 2021

Rua das Almas Perdidas (1947): um noir instigante

O fascinante cinema noir tem uma infinidade de filmes pouco conhecidos do público Rua das Almas Perdidas do diretor Irving Pichel e roteiro de Jonathan Latimer, é um desses filmes raros.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Susan Hayward e Robert Young em cena no filme "Rua das Almas Perdidas"

Sinopse - Na trama, Larry Ballentine (Robert Young), está sendo julgado por homicídio. Através de flashbacks, conhecemos sua história. Larry casou-se com Greta (Rita Johnson) por seu dinheiro, e sempre manteve casos extraconjugais, uma dessas aventuras foi com sua secretária Janice Bell (Jane Greer).

Apaixonado, ele planeja fugir com Janice, mas Greta descobre o bilhete do trem e faz uma proposta ao marido: trabalhar em uma corretora em Los Angeles. Larry aceita. No entanto, ele é um mulherengo irreversível e em pouco tempo engata um romance com Verna Carlson (Susan Hayward).

Larry sai todas as noites com Verna e passa a mentir para Greta, dizendo-lhe que teve reuniões de negócios atrasadas. Certa madrugada, Larry chega em casa e encontra sua esposa acordada, esperando para ter uma conversa séria. Ela lhe diz que comprou um chalé nas montanhas, que se ele quiser poderá acompanhá-las. O que, é claro, ele faz.

A fazenda é aconchegante, mas longe da cidade. Não possui telefone e não há entrega de correio. As pessoas mais próximas estão há alguns quilômetros de distância. Enquanto Greta se diverte em passeios a cavalo, Larri se entedia cada dia mais. Certo dia, ele vai a cidade e marca um encontro com Verna.

Ele então decide retirar todo o dinheiro que tem na conta e fugir com Verna. A garota compra um anel de casamento, para dar a impressão que são casados. Antes da fuga, eles aproveitam o dia fazendo um piquenique e nadando no rio. 

Durante a viagem eles se envolvem em um acidente. Verna morre e Larri fica gravemente ferido. Após se recuperar, ele descobre que Verna foi sepultada como Greta. Então, ele volta ao rancho e encontra a esposa morta, vítima provavelmente de uma queda do cavalo. Larri decide fazer uma longa viagem, mas a polícia o encontra. 

Uma intrigante história de amor

A improvável história contada por Larri deixa o espectador em dúvidas, em alguns momentos acreditamos em sua inocência, em outros não. O desfecho é surpreendente. Rua das Almas Perdidas é um melodrama noir interessante, os mistérios que envolvem essa história de amor e traições lembram os filmes de Hitchcock. A narração em flashback cria um clima de tensão durante toda a trama. Quem gosta do cinema noir, certamente irá gostar deste filme.

Ficha técnica

Título original: They Won't Believe Me
Duração: 95 minutos
Gênero: Film-Noir, Romance, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1947