Filme: Felicidade (1998) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, maio 03, 2021

Filme: Felicidade (1998)

Existem filmes difíceis, duros de serem assistidos pela crueza com que expõem situações e comportamentos do ser humano e, "Happiness" se enquadra perfeitamente dentro dessa safra de filmes intragáveis. É um filme estranho, insano, perturbador e destruidor, que provoca repulsa, mas ao mesmo tempo é sensível ao mostrar o lado repugnante dos humanos.

Escrito e dirigido por Todd Solondz, essa comédia ácida recheada de humor negro faz parte da grande lista dos 1000 Melhores Filmes de Todos os Tempos. Durante o Festival de Cannes em 1998 (ano de lançamento), recebeu o Prêmio da Federação Internacional dos Críticos de Cinema e o elenco também foi premiado com o National Board of Review pelo melhor desempenho em conjunto.

O filme nos coloca em contato com a família Jordan e conhecemos as três irmãs. Joy (Jane Adams) é sonhadora, mas fracassada na carreira e no amor, incapaz de impor suas ideias. Helen (Lara Flynn Boyle) é frustrada com o sucesso que atingiu escrevendo poemas em que não acredita e Trish (Cynthia Stevenson), vive o sonho perfeito da família norte-americana.

Trish é casada com Bill Maplewood (Dylan Baker), no entanto, ela nem imagina que seu marido psicólogo, é pedófilo e estuprador. Este, sabe manipular as situações, conseguindo se manter impune das maldades que comete. Ele sabe lidar muito bem com a descoberta da sexualidade do filho, Billy (Rufus Read), ainda que acabe deixando o garoto traumatizado.

Em paralelo, assistimos o drama de um dos pacientes de Bill, Allen (Philip Seymour Hoffman), funcionário de escritório que liga para mulheres desconhecidas dizendo coisas absurdas. 

Allen é vizinho de Helen, a poetiza frustrada, e também de Kristina (Camryn Manheim), uma garota obesa que é apaixonada por ele, mas que protagoniza a história mais surpreendente do filme, envolvendo o porteiro.

Ainda temos os pais das irmãs, Mona (Louise Lasser) e Lenny (Bem Gazzara), em processo de separação por causa dele, que com a ajuda de Diane Freed (Elisabeth Ashley) confirma ter se tornado um homem incapaz. E tem ainda Vlad (Jared Harris), o malandro russo que encanta Joy para logo desencantá-la como se fosse um simples objeto.

Temos aqui uma construção psicológica bizarra, situações anormais e desejos doentios sendo explorados com doses exatas de humor. "Felicidade" é um filme que mostra pessoas infelizes que buscam satisfazer seus instintos mais depraváveis.

O filme é irônico e cínico a ponto de parecer uma comédia, mas quando chega ao fim é normal que as pessoas se perguntem por que estão rindo daquilo. São seres humanos comuns, cheios de contradições e fraquezas. Por isso mesmo, o resultado é tão perturbador. "Felicidade" é um verdadeiro soco no estômago não só na hipocrisia da vida feliz que muitos dizem ter, mas também um mergulho na busca do que é realmente ser feliz.

Duração: 134 minutos
Categorias: Comédia, Drama
Classificação: 14 anos
Filme: Felicidade (1998)

INCÔMODO; BIZARRO; PERTURBADOR; DEVASTADOR