Filme: Me Chame Pelo Seu Nome (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, maio 06, 2021

Filme: Me Chame Pelo Seu Nome (2017)

"Call Me By Your Name" é um filme esplendoroso, apaixonante e pontual sobre amadurecimento, descobertas e entrega. Lançado em 2017 no Festival de Cinema de Sundance, foi aclamado pela crítica especializada, sendo considerado como um dos 10 melhores filmes do ano pelo National Board of Review e American Film Institute.

Baseado na obra homônima de André Aciman. O filme foi dirigido por Luca Guadagnino a partir do roteiro escrito por James Ivory. É o terceiro e último ato da trilogia "Desire" de Guadagnino, seguido de "Um Sonho de Amor" (2009) e "Um Mergulho no Passado" (2015). Ambos estão na minha lista de filme a ver.

"Me Chame Pelo Seu Nome"  venceu o Oscar na categoria de Melhor roteiro Adaptado, foi indicado também como Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Canção Original.  

A trama se passa em 1983 e acompanha Elio (Timothée Chalamet), um garoto de dezessete anos, americano descendente de italianos e franceses, que passa mais um verão com seus pais, no norte da Itália.

Filho de um professor de história intelectual, (Michael Stuhlbarg), Elio tem uma rotina tranquila, com leituras e músicas. Sua mãe, Annella (Amira Casar), é uma mulher que está sempre de bom humor. A rotina da família Perlman muda com a chegada de Oliver (Armie Hammer), acadêmico e bon vivant, que chega para auxiliar a pesquisa do seu pai. Oliver terá seis semanas de férias junto a eles.

O verão italiano é um clima propício para os romances entre moças e rapazes frequentadores da casa da família. Porém, um sentimento além da amizade, começa a surgir entre Elio e Oliver, as linhas da admiração mútua se tornam cada dia mais intensa, se encaminhado para uma situação-limite a ambos, em um jogo de sedução até explodir numa intensa paixão.

"Me Chame Pelo Seu Nome" é um belíssimo filme de romance com forte carga erótica. O diretor Luca Guadagnino é fiel ao cinema italiano, quem já assistiu obras de Fellini e Pasolini sabe que os cineastas italianos abordaram sem pudor a sexualidade. O cinema europeu tem uma maneira mágica de mostrar o erotismo, bem diferente do cinema hollywoodiano. Neste filme, a nudez jamais é apelativa, sempre combinada com os cenários estonteantes de paisagens italianas que se torna uma ode à beleza.

"Me Chame Pelo Seu Nome" é um romance gay, porém, vai além do cinema gay e abrange o amor universal. O enredo, totalmente fora do padrão de Hollywood, fala sobre as marcas deixadas pelo primeiro amor (independente se é uma relação entre dois homens, duas mulheres, ou homem e mulher) e também mostra as dificuldades da passagem para a vida adulta, que todos nós já tivemos. 

O romance dos dois rapazes é mostrado como um romance de verão como qualquer outro, que por sua intensidade, deixa marcas no coração pela vida toda. "Me Chame Pelo Seu Nome" é, sem dúvida alguma, um filme inesquecível, feito para ser sentido e jamais questionado. 

"Nossos corações e nossos corpos são dados a nós apenas uma vez e antes que você perceba o seu coração está desgastado e quanto ao seu corpo... chega um ponto em que ninguém olha pra ele."

Duração: 132 minutos
Categorias: Romance, Drama
Classificação: 14 anos
Filme: Me Chame Pelo Seu Nome (2017)

MARCANTE; OUSADO; ENVOLVENTE