Filme: À Beira da Loucura (1994) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, maio 11, 2021

Filme: À Beira da Loucura (1994)

"In the Mouth of Madness" é um filme de terror lançado em 1994. Foi dirigido por John Carpenter e escrito por Michael De Luca. O roteiro traz várias referências as obras do escritor H.P. Lovecraft, inclusive o título é de uma novela de horror escrito por Lovecraft em 1931. Da mesma forma que as obras do escritor, o filme é de difícil compreensão, mas no final tudo se encaixa e faz sentido.

A trama começa quando o Dr. Wrenn (David Warner) visita John Trent (Sam Neill), um paciente em um hospital psiquiátrico, que relata sua história.

Trent é um investigador freelancer de seguros contratado pelo diretor da Arcane Publishing, Jackson Harglow (Charlton Heston), para investigar o desaparecimento do famoso romancista de terror Sutter Cane (Jürgen Prochnow) e de recuperar o manuscrito do último romance do escritor.

Harglow envia a editora de Cane, Linda Styles (Julie Carmen), para acompanhá-lo na tarefa. Enquanto se dirigem ao provável esconderijo do escritor, a moça explica que as histórias do romancista são conhecidas por causar desorientação, perda de memória e paranoia em leitores menos estáveis. Trent não acredita na história e pensa ser apenas um golpe publicitário.

No entanto, inexplicavelmente eles chegam a Hobb's End, o cenário fictício de muitas das obras de Cane. Aparentemente a cidade está deserta, mas logo surgem pessoas e pontos de referência descritos como ficcionais nos romances.

Após acontecer vários fatos estranhos, Trent vai até um bar, quando um homem (Wilhelm von Homburg) se aproxima dele e o avisa para sair enquanto ainda pode, em seguida comete suicídio. Do lado de fora, uma multidão de pessoas deformadas o perseguem, Trent tenta sair da cidade, mas estranhamente é teleportado de volta para o mesmo local. Depois de um encontro com Cane, Trent finalmente consegue sair da cidade, carregando consigo o manuscrito.

Transportar para as telas os contos do escritor H.P. Lovecraft é uma das tarefas mais complicadas. Em suas obras, o escritor cria um universo repleto de criaturas bizarras, seitas ocultas sobre o fim do mundo e uma série de eventos cósmicos capazes de levar à loucura aqueles que entrarem em contato, que tiradas dos contos podem se tornar um grande desastre, mas John Carpenter conseguiu a proeza de trazer para as telas toda a insanidade presente nas obras de Lovecraft, criando um filme digno da literatura lovecraftiana.

"À Beira da Loucura" é um ótimo filme de terror, que infelizmente é pouco conhecido do público. O enredo bem construído é cheio de metáforas e labirintos psíquicos, onde o mundo real e o ficcional se fundem e nos confundem. 

Assim como os personagens, não sabemos onde termina a realidade e começa a ficção. Além se ser uma homenagem digna às obras de Lovecraft, o filme também é um excelente exemplar da metalinguagem.

"Uma realidade é apenas o que dizemos um para o outro."

Duração: 95 minutos
Categorias: Terror, Mistério, Suspense, Drama
Classificação: 12 anos
Filme: À Beira da Loucura (1994)

SOMBRIO; ASSUSTADOR