Filme: O Discreto Charme da Burguesia (1972) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, maio 09, 2021

Filme: O Discreto Charme da Burguesia (1972)

"Le Charme Discret de La Bourgeoisie" é um filme soberbo e poderoso do diretor Luis Buñuel com roteiro de Jean-Claude Carrière. Considerado um clássico cult, essa obra-prima é marcada por metáforas e acontecimentos surrealistas que devem ser analisados atentamente.


Lançado em 1972, ganhou o Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e recebeu indicações na categoria de Melhor Roteiro Original. 

A história começa quando um grupo de amigos da classe média alta, da França, decide se reunir para um jantar de negócios. No entanto, os convidados chegam antecipados, um dia antes do combinado, e para remediar a situação, optam por ir em um restaurante.

Quando eles chegam no restaurante, se deparam com o corpo do dono do estabelecimento sendo velado no meio da sala ao lado, isso tira o apetite, e todos desistem do jantar.

Novamente, eles tentam se reunir, todos os convidados chegam, mas os anfitriões desaparecem. Uma das empregadas da casa avisa que os patrões fugiram pela janela, e os convidados saem correndo, pensando que fosse uma armadilha, pois todos estão envolvidos com tráfico de drogas.

Outra tentativa dos seis amigos se reunirem é interrompida novamente, por manobras do Exército. E assim se segue o filme inteiro, tentativas engraçadas e frustradas de seis amigos, que desejam apenas jantar juntos.

"O Discreto Charme da Burguesia" é uma comédia divertida e inteligente que faz críticas a superficialidade e a hipocrisia da burguesia da época, pessoas que se mostravam sorridentes e superiores, mas que não passavam de gente comum, com problemas e sentimentos semelhantes aos de qualquer outro ser humano.

O diretor Buñuel retrata a hipocrisia perfeitamente nos modos dos personagens agirem, mesmo sendo interrompidos por situações estranhas, os seis amigos jamais perdem a pose, como se fossem imunes a tudo que acontecia ao redor.

Filme: O Discreto Charme da Burguesia (1972)
"O Discreto Charme da Burguesia" mostra os sonhos dentro de sonhos... precisamos estar atentos para descobrir onde termina a fantasia e começa a realidade. 

O filme inteiro é uma crítica inteligente e muito bem planejada. Sem dúvida é uma obra de bom gosto direcionada para um público pensante.


EMBLEMÁTICO; DIVERTIDO; CURIOSO


Duração: 102 minutos

Categorias: Comédia, Fantasia, Drama, Clássico
 
Classificação: 14 anos